IA na indústria revoluciona controle de qualidade


A inteligência artificial não está fazendo a diferença apenas na geração de textos e imagens.

Engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, apresentaram um sistema de IA diretamente aplicável na indústria, alterando o modo como se faz controle de qualidade e de processos.

Em lugar dos tradicionais sistemas de sensores ou visão de máquina, com seus softwares dedicados associados, o sistema de IA opera de uma forma totalmente flexível, o que permite que ele seja aplicado não apenas em diferentes etapas dentro de uma fábrica, mas também em fábricas com processos totalmente diferentes.

Uma das primeiras aplicações nos quais a equipe testou seu programa consistiu em nada menos do que fazer o controle de qualidade funcionar em tempo real, não precisando esperar até que a peça fique pronta para verificar se ela atende aos requisitos de qualidade. O programa consegue prever, com alto nível de certeza, se uma peça está sendo fabricada conforme as especificações ainda durante a etapa de usinagem, com o processo de produção em andamento.

Isto representa uma melhoria radical em relação aos sistemas de inspeção das linhas de fabricação usados hoje, eliminando a necessidade de testes posteriores, reduzindo o consumo de matéria-prima e energia e ganhando tempo.

E esse sistema de previsão de qualidade durante o processamento é versátil, podendo ser integrado em muitos processos de fabricação industrial, incluindo etapas de usinagem, como furação, torneamento e fresamento. Na perfuração, por exemplo, a velocidade de rotação, a taxa de avanço e as medições de um sensor de vibração fornecem informações sobre o resultado qualitativo esperado. Isso permite obter uma avaliação de qualidade, por exemplo, na furação profunda, sem a necessidade de destruir a peça para medição.

(Fonte: Guia do CFTV, 28 de junho de 2023)