Fedrigoni oferece soluções RFID após adquirir Tageos


Desde que a empresa de papéis especiais e adesivos Fedrigoni Group adquiriu a participação minoritária da Tageos em março de 2022, esta vem diversificando seu portfólio para atender à crescente demanda dos clientes por soluções inteligentes. A Fedrigoni está agora conversando com novos clientes em setores de marcas de varejo e luxo, empresas farmacêuticas e industriais e negócios em outros setores nos quais uma etiqueta ou etiqueta inteligente habilitada para RFID pode melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos e o envolvimento do cliente.

A Fedrigoni espera habilitar outros recursos que não foi capaz de fornecer no passado, para contribuir para uma adoção mais ampla de RFID em vários setores. A empresa tem uma história de 134 anos, começando com uma fábrica de papel no final do século 19 em Verona, Itália. A empresa fornece produtos para aplicações como embalagens de luxo, rótulos autoadesivos, lacres, papelaria e produção de papel industrial, para os quais são necessários papéis especiais de alto desempenho e esteticamente agradáveis. Além disso, a Fedrigoni fornece os tipos de rótulos autoadesivos usados ​​em produtos de luxo e garrafas de vinho.

“Vinhos e bebidas espirituosas são uma fortaleza para nossa empresa”, diz Antonio Linardi, diretor de transformação do Grupo Fedrigoni, que também é responsável pelos negócios de RFID dentro da empresa. A empresa de papéis e embalagens especiais possui um catálogo de 25.000 itens e emprega 4.000 funcionários em todo o mundo, com 34 plantas de produção e centros de corte. Em 2017, diz Linardi, foi adquirida pela empresa de ações norte-americana Bain Capital, o que levou a uma expansão global. Desde então, a empresa vem experimentando um crescimento anual de dois dígitos em embalagens, relata ele.

A Tageos fornece etiquetas UHF RFID e Near Field Communication (NFC). A empresa, localizada em Montpelier, na França, atende varejistas, proprietários de marcas, fabricantes industriais e outros clientes. As etiquetas RFID UHF da Tageos são usadas pelas empresas para gerenciar o estoque à medida que as mercadorias com etiquetas da Tageos viajam pelas cadeias de suprimentos. Suas etiquetas NFC de 13,56 MHz estão em conformidade com o padrão ISO 14443, enquanto suas etiquetas HF estão em conformidade com a ISO 15693, e indivíduos com smartphones podem usá-las para visualizar autenticação ou outro conteúdo sobre um produto ou ativo marcado. As duas empresas oferecem soluções para alguns clientes comuns. Por exemplo, diz Linardi, os rótulos autoadesivos e impressos da Fedrigoni são usados ​​não apenas para produtos como vinho e destilados, mas também para produtos farmacêuticos, para fornecer detalhes impressos sobre um medicamento e sua data de validade. “Os clientes incluíram conversores de etiquetas e impressoras. A expansão do uso da tecnologia RFID para transmitir dados automaticamente para gerenciamento de estoque, autenticação, engajamento do consumidor e gerenciamento do ciclo de vida do produto se tornou uma oportunidade”, finaliza ele.

(Fonte: IoP Journal, 6 de setembro de 2022)