Cooperoeste avança em sua jornada rumo a Indústria 4.0 com solução digital SIG


Em atuação no Sul do país desde os anos 90, a Cooperoeste é referência quando citamos produtos que chegam aos lares dos brasileiros direto do produtor e uma das maiores indústrias de laticínios do extremo oeste catarinense. Dona da marca Amanhecer, a empresa comercializa diversos produtos lácteos, como leite, creme de leite, doce de leite, e queijo que atendem milhões de pessoas no Brasil. Além da marca própria, a Cooperativa também industrializa leite e derivados que levam a marca Terra Viva.

A empresa adotou recentemente o SIG PAC.TRUST, solução da SIG, empresa líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens, que permite que as indústrias acompanhem seus processos e operações de forma digital, otimizando o acesso à informação com visibilidade do chão de fábrica em tempo real.

Nesta primeira etapa do ambicioso projeto de transformação digital, a Cooperoeste optou pelos módulos de Digitalização e OEE da solução da SIG com o objetivo de apoiar a empresa na redução de custos e no aumento de produtividade. Esta transformação será possível por meio da conversão de formulários físicos para o meio digital e de dispositivos de internet das coisas, que diretamente conectados aos equipamentos da produção serão capazes de coletar e inserir dados das máquinas diretamente na plataforma, trazendo visibilidade em tempo real e apoiando o time de gestão em tomadas de decisão cada vez mais rápidas e assertivas.

Vagner Palaver, Gerente de Produção da Cooperoeste: “A SIG nos trouxe uma tecnologia que permite não somente a digitalização dos controles e monitoramentos do chão de fábrica da empresa, mas também nos dá visibilidade da eficiência do nosso processo produtivo de ponta a ponta. Nossa expectativa é que a ferramenta nos apoie em ações imediatas e assertivas, aumentando nosso repertório para identificar oportunidades na operação, mitigar eventuais desvios e garantir que mesmo em um cenário de mercado complexo, possamos entregar produtos cada vez com mais qualidade.”

À medida que os mercados, a competição e a exigência dos consumidores crescem, os produtores de alimentos e bebidas enfrentam desafios por consequência maiores. A eficiência, a segurança dos alimentos e a transparência se tornam cruciais para atender os consumidores, e a rapidez com que as indústrias respondem as demandas deve ser imediata.

Lucas Silva, Especialista em Vendas de Soluções Digitais da SIG “A solução tem como objetivo automatizar e digitalizar a aquisição de dados sobre o comportamento da produção utilizando tecnologias de automação e de dispositivos conectados. Com o SIG PAC.TRUST os inputs operacionais realizados pela equipe passam a ocorrer de maneira estruturada e unificada em nossa plataforma central, que trata os dados de forma automática, os converte em informações úteis para as tomadas de decisões e elimina operações que não agregam valor ao negócio. O foco está direcionado para o aumento da produtividade e para a garantia dos altos padrões de qualidade que a Cooperoeste oferece aos seus consumidores.”

(Fonte: xcom, 22 de maio de 2023)