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Como o varejo está se adaptando ao e-commerce e qual a importância das embalagens nessa nova realidade?


Elas estão presentes nas empresas, nos mercados, nas casas das pessoas, nos consultórios médicos. Tornaram o mundo mais digital e trouxeram uma série de mudanças positivas em diversos pontos das nossas vidas. Estamos falando, é claro, das diferentes tecnologias que estão cada vez mais acessíveis.

E quando listamos seus benefícios, quase sempre estamos nos referindo aos novos serviços, ferramentas e dispositivos que nos oferecem mais comodidade. Concorda? Mas, se de um lado existem novas facilidades, de outro também existem os desafios — principalmente para as marcas.

O aumento da relevância do ambiente digital, por exemplo, foi responsável pela criação de uma mentalidade de consumo moderna, que precisa ser devidamente compreendida e trabalhada por setores que não querem perder o protagonismo.

O caso do e-commerce é um ótimo exemplo disso. Dados recentes mostram como a área vem crescendo rapidamente. O volume total de vendas em outubro de 2018, por exemplo, aumentou quase 20% quando comparado ao ano passado. E, com consumidores cada vez mais habituados a comprar on-line, todo o varejo vem se adaptando a essa nova configuração de mercado.

Varejo mais conectado

O sucesso do e-commerce estimulou mudanças em diversas categorias dentro do varejo. A percepção de que os consumidores confiam no ambiente digital na hora de fazer as compras fez com que mais varejistas investissem em ferramentas on-line sem, necessariamente, abandonar a loja física — algo que continua sendo fundamental.

A necessidade de se adaptar às facilidades que o comércio on-line proporciona aos consumidores mostrou a importância de estar conectado. Assim, a integração entre e-commerce e loja, por exemplo, vem sendo cada vez mais comum. Com os dois ambientes unidos, o cliente pode escolher comprar tanto pelo site quanto pelo estabelecimento físico e, muitas vezes, quando decide comprar on-line, ainda possui a opção de retirar o produto na loja mais próxima da marca.

Outra estratégia utilizada é oferecer facilidades diferentes para quem utiliza os dois canais. O vendedor pode aplicar descontos e incentivos diferentes para produtos on-line ou, ainda, oferecer ao consumidor promoções na loja física caso ele seja cadastrado no aplicativo da empresa, por exemplo.

De toda forma, o importante é adotar um posicionamento que proporcione mais comodidade e conectividade para os consumidores. Esses são pontos fundamentais para que as marcas se destaquem em uma era de forte interatividade digital.

A importância da embalagem

O fato de o e-commerce apresentar um crescimento forte não faz dele uma “onda fácil de ser surfada”. Uma experiência de compra positiva no ambiente on-line é determinante para que o consumidor continue se relacionando com a marca. E, para isso, as empresas precisam entender quais são os diferenciais que agregam valor a seus negócios e como adotar uma estratégia eficaz no comércio virtual.

Nesse sentido, as embalagens são excelentes plataformas para garantir a boa experiência dos consumidores. Hoje já se sabe que, em uma aquisição on-line, o momento de unboxing — receber o produto e tirá-lo da caixa — é crucial para que o cliente fique satisfeito com a compra.

Por isso, as embalagens precisam cumprir alguns requisitos para aprimorar ainda mais essa experiência. Ter um bom design, ser prática, contar com abertura inteligente, ser personalizada, reaproveitável…. Tudo isso deve ser pensado na hora de desenvolver uma boa estratégia para e-commerce.

Embalagem como um diferencial

Um bom exemplo de como as embalagens devem ter um papel de destaque no e-commerce vem da Amaro. Ao desenvolver a caixa para embalar seus produtos, a empresa — uma marca digital de moda — levou em consideração aspectos relevantes, como beleza, praticidade e sustentabilidade.

A embalagem, que levou o Bronze no Prêmio ABRE 2018, vem parcialmente montada, o que facilita a cadeia operacional e agiliza o fechamento dos pedidos. Mas, além disso, ela também foi pensada para que o consumidor se sinta presenteado — mesmo quando a compra é feita por ele mesmo.

Resistente, reutilizável e produzida com materiais de qualidade, a embalagem também chama atenção por apresentar um visual premium e charmoso, que valoriza a experiência de compra.

Estratégias como essas são fundamentais para que marcas se sobressaiam em um contexto marcado pelo protagonismo do e-commerce. Não dá para ficar de fora! Por isso mesmo, nos próximos artigos, vamos falar sobre outras influências da tecnologia no varejo e no setor de embalagens. Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn)!