Vitopel reimagina o BOPP através da linha V.Planet de filmes sustentáveis


A Vitopel está constantemente inovando na produção de produtos que permitam otimizar o uso do plástico, sem medir esforços em sua contribuição com a sustentabilidade e circularidade deste valioso material. Nesse movimento, a empresa possui a linha V.Planet com uma nova geração de tecnologias em BOPP para embalagens flexíveis que interage dentro de ambientes sustentáveis através da redução de utilização de recursos não renováveis.

Esse processo só vem evoluindo na Vitopel diante de um intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento que, atualmente, envolve três frentes: tratamento e utilização de PCRs (V.Planet PCR); biodegradabilidade do BOPP (V.Planet Biodegradável); uso de matéria-prima de fonte renovável (V.Planet Renovável).

Um dos primeiros avanços da Vitopel nessas vertentes está no V.Planet PCR, solução dirigida para acelerar as metas de sustentabilidade da cadeia de embalagem com plástico reciclado pós-consumo. Foi desenvolvida para aplicações sem contato direto com alimentos como, por exemplo, embalagens secundárias, rótulos de frascos e etiquetas autoadesivas. Essa novidade também reforça a onda de crescimento registrada entre 2020 e 2021 na produção de plástico reciclado pós-consumo no Brasil – que chegou a mais de 1 milhão de toneladas, segundo a Pesquisa de Reciclagem de Plásticos da MaxiQuim – resultado que demonstra maior utilização de PCR por parte das empresas.

“Enquanto apoiamos o trabalho de “design for recycling” na cadeia de embalagens flexíveis, desenvolvemos a utilização de PCR no BOPP, o que permite minimizar o fluxo de resíduos e, consequentemente, reduzir o impacto ambiental”, comenta Mônica Telfser, Gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos da Vitopel, ao reiterar que o incentivo a coleta adequada, separação e reciclagem também são meios de valorizar e alimentar esse ciclo positivo que traz uma nova vida às embalagens.

(Fonte: Projeto Integrado, 16 de maio de 2023)