VetBR passa a fazer compensação de embalagens recicláveis


A VetBR, mais completa distribuidora de produtos para saúde animal do país, acaba de fechar uma parceria com a certificadora de logística reversa EuReciclo. A iniciativa, que envolve a comprovação de uma destinação ambientalmente correta de mais de 20% das embalagens da operação da VetBR, integra um amplo projeto da empresa de adesão às melhores práticas ESG (fatores ambientais, sociais e de governança). O anúncio coincidiu com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

A parceria vai além da simples separação de embalagens para reaproveitamento. Isso porque a EuReciclo trabalha com um modelo de logística reversa baseado no rastreamento dos operadores de reciclagem, como as cooperativas. Nesse sistema, a certificadora consegue garantir, por meio da verificação das notas fiscais emitidas pelos operadores, que de fato os resíduos recicláveis fornecidos pelos parceiros — como a VetBR — terão uma destinação correta. A verificação passa por um processo de auditoria, sob responsabilidade da EY (Ernst & Young), uma das quatro maiores empresas do setor no mundo.

Para fazer a compensação das embalagens usadas em sua operação comercial, a VetBR adquiriu da EuReciclo certificados de reciclagem equivalentes a 22% do material que descarta — papelão e plástico —, originados de suas unidades em Goiás, no Distrito Federal, em São Paulo, no Espírito Santo e em Minas Gerais. A emissão desses certificados tem especial relevância para a política ESG da VetBR, à medida que combina descarte correto de material reciclável com garantia de destinação e incentivo à formalização do trabalho de pessoas ligadas à cadeia da reciclagem.

“A parceria com a EuReciclo está plenamente alinhada ao objetivo da VetBR de tornar sua operação a cada dia mais sustentável, tanto da perspectiva ambiental quanto da social. Temos consciência do tamanho de nossa responsabilidade nesse processo”, ressalta o CEO da empresa, Antonio Machado.

A compensação de material descartável da VetBR junta-se a pontos da agenda ESG da empresa como a conquista do selo bronze da certificadora de sustentabilidade EcoVadis, a estruturação do programa VetDiversa (de inclusão de diferentes grupos de profissionais entre os colaboradores), as ações de incentivo à pecuária sustentável em parceria com entidades empresariais e sindicatos rurais, a substituição de caminhões por modelos menos poluentes e a implementação de comitês de ética e sustentabilidade, entre outros.

(Fonte: Agência Blue Chip, 13 de junho de 2022)