Unilever e Green Mining anunciam parceria para ampliar reciclagem e melhorar renda de catadores
13/10/2025
Aporte via Lei de Incentivo à Reciclagem permite reciclagem de mais tipos de plásticos, inauguração de unidade de coleta em São Paulo e remuneração justa aos trabalhadores.

A Unilever firmou parceria com a startup de logística reversa Green Mining para ampliar a reciclagem de resíduos domésticos e melhorar a remuneração de catadores. A iniciativa, proposta pela ONG Ecos da Natureza prevê a expansão da iniciativa Estação Preço de Fábrica, com a inauguração de uma nova unidade em São Paulo para o recebimento de materiais recicláveis, na qual catadores recebem valores equivalentes aos praticados pelas usinas recicladoras, sem intermediários, de forma justa e transparente.
O aporte de R$ 904 mil é uma das primeiras destinações no Brasil realizadas por meio da Lei de Incentivo à Reciclagem, em vigor desde o fim de 2024, e reforça o compromisso da Unilever com a sustentabilidade, economia circular e combate à poluição plástica.
Com o apoio da Unilever passam a ser incluídos também plásticos como PP, usado em potes e tampas, e PEAD, presente em frascos de limpeza e higiene, além de PET, vidro, papel e embalagens longa vida, como as de leite e suco, material já tradicionalmente coletado. Essa ampliação fortalece a cadeia de reciclagem e aumenta a disponibilidade de matéria-prima reciclada para a indústria.
A ação é parte do compromisso global da Unilever de proporcionar a coleta e processamento de mais embalagens plásticas do que a empresa coloca no mercado até o fim de 2025. No Brasil, esta meta foi superada com um ano de antecedência: em 2024, a companhia promoveu a reciclagem equivalente a 115% do peso total de embalagens comercializadas por suas marcas, tornando-se referência mundial entre as operações da companhia.
“A economia circular é parte central da agenda climática. Há mais de 20 anos, a sustentabilidade orienta nossas ações em quatro pilares: clima, natureza, plástico e impacto social. É fundamental avançar em soluções coletivas que fortaleçam o trabalho dos catadores, tornando a cadeia mais justa e ampliando os benefícios ambientais e sociais da reciclagem”, afirma Juliana Marra, diretora de Assuntos Corporativos, Comunicação e Sustentabilidade da Unilever Brasil.
(Fonte: Blog Unilever, 06 de outubro de 2025)