Toyo Ink e Itochu vão construir planta piloto para reciclagem de embalagens multicamadas


Buscando desencorajar as práticas atuais de incineração de resíduos plásticos e aterros sanitários em seu país, duas empresas japonesas se uniram na implementação de um esquema de reciclagem para a recuperação e reutilização de materiais de embalagem de filme multicamadas.

Toyo Ink SC Holdings Co., Ltd., a empresa mãe do conglomerado de fabricação de produtos químicos especiais Toyo Ink Group, e Itochu Corporation, uma empresa de comércio global, combinarão suas forças para desenvolver a tecnologia necessária para criar uma solução verdadeiramente circular para a ‘não reciclável’ embalagem flexível multicamadas. Colocando suas respectivas tecnologias e vastas redes de negócios para trabalhar, as duas empresas pretendem atingir essa meta até 2022 e, ao mesmo tempo, aumentar a taxa de reciclagem de plástico do Japão dos atuais 27% para mais de 40%.

Em 2019, a Toyo Ink desenvolveu uma tecnologia – em cooperação com a maior empresa de soluções ambientais do mundo – para separar as camadas de tinta, adesivo e plástico das quais o filme ou embalagem multicamada tradicional é feita. Isso envolve um tratamento alcalino no qual o agente de revestimento, o adesivo e as camadas de tinta intercaladas são liberadas de forma limpa do substrato do filme, permitindo a recuperação de um material plástico de alta qualidade que pode então ser reutilizado para criar novos produtos. Uma planta piloto baseada neste processo de recuperação de plástico está em construção no Japão, que deve entrar em operação ainda este ano.

“Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Itochu neste projeto ambicioso”, explica Shiina Harako, Gerente de Projeto, divisão de marketing da Toyo Ink Co.Ltd. “O Grupo Itochu traz para a mesa uma série de grandes participantes da cadeia de valor da embalagem global que compartilham nossa visão de criar uma sociedade voltada para a reciclagem.”

Pelo acordo, a Itochu promoverá amplamente soluções ambientais para fabricantes de alimentos e necessidades diárias, varejistas e proprietários de marcas, incentivando o desenvolvimento de estruturas de embalagens que usam essa tecnologia de reciclagem e promovendo o design de embalagens ecológicas. Além disso, a Itochu adquirirá direitos de marketing exclusivos no Japão e direitos de negociação preferencial na Ásia e na Europa referentes aos principais materiais dos produtos relacionados a esta tecnologia de reciclagem.

“Por meio dessa parceria, esperamos abrir um caminho claro para a realização de uma economia circular para resíduos plásticos pós-industriais no Japão e em outros lugares”, disse Shiina Harako.

(Fonte: Toyo Ink / Susteinable Plastics, 10 de março de 2021)