Termotécnica completa 10 anos do seu Relatório de Sustentabilidade reportando os avanços nos aspectos de Governança, Social e Ambiental


Nesta sétima edição, a Termotécnica completa 10 anos do Relatório de Sustentabilidade e também da criação do Comitê de Sustentabilidade formado por profissionais de diversas áreas da empresa. Para o reporte das ações relativas ao biênio 2021/2022, a Termotécnica segue os GRI (Global Reporting Initiative) Standards, o Pacto Global das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Por meio deste documento, elaborado a cada dois anos e de acordo com as diretrizes globais do GRI, apresentamos aos stakeholders a estratégia ESG Termotécnica e registramos nossos compromissos em relação aos aspectos de governança, social e ambiental”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

Uma das maiores indústrias transformadoras de embalagens de EPS (mais conhecido como isopor*) da América Latina e líder no mercado brasileiro, a Termotécnica tem 6 unidades em 5 estados brasileiros. Conta com aproximadamente 150 marcas e patentes, inovando em soluções para diferentes mercados. De acordo com o presidente da companhia, para inovar e preparar a Termotécnica para os desafios que vêm pela frente, “estamos investindo nas pessoas, diversificando nosso portfólio de soluções, abrindo novos mercados dentro e fora do Brasil e incorporando em nossos processos questões apontadas como tendências para a indústria, tais como transformação digital, circularidade e descarbonização”.

O Programa Reciclar EPS, criado há 15 anos de forma voluntária e antecipando-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos, marca o pioneirismo e a vanguarda da Termotécnica nas questões de sustentabilidade. A iniciativa gera empregos diretos nas unidades da Termotécnica e conta com cooperativas, gestores de resíduos e geradores diretos parceiros no país. O que impacta na inclusão sócio-produtiva de mais de cinco mil famílias e contribui para a valorização dos trabalhadores da cadeia de reciclagem. “Iniciamos um processo de reconhecimento às cooperativas de reciclagem e ampliamos nossas parcerias, gerando emprego e renda para os trabalhadores deste segmento e suas famílias”, reforça Albano Schmidt.

Desde 2007, a empresa já reciclou aproximadamente 48 milhões de quilos de EPS de embalagens pós-consumo – o que equivale a uma área de mais de 10 estádios do Maracanã – que foram transformadas em nova matéria-prima comercializada no mercado com a marca REPOR.

Os anos de 2021 e 2022 foram de intensificação no desenvolvimento de produtos REPOR de maior qualidade para inserção em peças de clientes com conteúdo de material reciclado, permitindo seu uso em aplicações mais nobres. É o caso da parceria da Termotécnica com a Unigel e Electrolux. Na prática, as embalagens em EPS de eletrodomésticos retornam para a cadeia produtiva após cumprirem com a sua função, sendo transformadas em novos componentes duráveis que serão incorporados aos refrigeradores da Electrolux.

O pioneirismo da Termotécnica na reciclagem gerou uma transformação positiva na percepção da sucata de EPS – que passou a ser valorizada. Esta mudança vem movimentando o mercado com a entrada de novos players na industrialização e comercialização de EPS reciclado, o que é benéfico para o meio ambiente.

A Termotécnica também registrou avanços significativos na redução de carbono. Nos últimos 10 anos, reduziu em torno de 90% das emissões totais de Gases de Efeito Estufa (GEE) e realiza 100% de compra de energia renovável a partir de 2022. As emissões evitadas no período equivalem ao plantio de 19.441 árvores em um projeto de reflorestamento de 20 anos.

Em relação à Valorização das Pessoas a Termotécnica registrou alta retenção e promoção de talentos e maior índice de horas de treinamento por colaborador nos últimos dez anos. A Saúde e Segurança no Trabalho também foi destaque neste período, com queda no índice de acidentes, e a atuação das CIPAs, reconhecida com Troféu Ouro no Prêmio Proteção Brasil 2021.

“Para os próximos anos, queremos incorporar percentuais cada vez maiores de materiais reciclados em nossos produtos, buscar matérias-primas de fontes renováveis e investir cada vez mais na indústria 4.0 e na transformação cultural de nossas equipes. Contemplamos também a ampliação do investimento em inovação para intensificar o movimento de ingresso em novos segmentos e o atendimento a clientes mais distantes de nossas fábricas”, conclui Albano Schmidt.

Destaques do Relatório de Sustentabilidade ciclo 2021|2022

GOVERNANÇA | PERENIDADE DO NEGÓCIO

  • Mitigação de risco de atendimento com zero parada de clientes just in time
  • Alto nível de satisfação dos clientes: 8,98
  • Expansão de atendimento no Agronegócio
  • Prêmio Inovação Catarinense – Empresa Inovadora (FAPESC)
  • 10 anos do Comitê e de Relatórios de Sustentabilidade
  • Soluções para novos segmentos: casa e decoração, e-commerce e bebidas

 SOCIAL | VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS

  • Promoções alcançaram 10% do quadro funcional no último biênio
  • Alta retenção de talentos: mais de 50% dos colaboradores com 5 anos de empresa
  • Maior índice de horas de treinamento por colaborador nos últimos 10 anos
  • Prêmio Proteção Brasil – Troféu Ouro para Atuação da CIPA em 2021
  • Três unidades com zero acidentes

 AMBIENTAL | ECONOMIA CIRCULAR NA PRÁTICA

  • Crescimento no volume de embalagens pós-consumo recuperadas
  • Ampliação na introdução de materiais reciclados nos produtos
  • 48 milhões de quilos de EPS recolhidos e reciclados desde 2007
  • Redução de 90% nas emissões totais de CO2 desde 2012
  • 100% de compra de energia renovável a partir de 2022
  • Valorização do REPOR com novas aplicações no mercado
  • Crescimento no reaproveitamento de resíduos

(Fonte: Logos Conexão,18 de maio de 2023)