Sustentabilidade: Lord apresenta linha EcoFilm de filmes plásticos biodegradáveis


Dando continuidade ao pilar sustentável de seu negócio, a Lord acaba de apresentar ao mercado seu novo produto da linha EcoFilm, desta vez produzidos com aditivo biodegradável para seus filmes de PE (Polietileno).

O EcoFilm Bio utiliza o aditivo Eco-One, biodegradável com componentes orgânicos que se degradam totalmente quando em contato com ambiente microbial. Sendo o tempo de biodegradação

  • Inferior a 5 anos em ambientes anaeróbicos (sem oxigenação)
  • Inferior a 4 anos em ambiente microbial aeróbico (com oxigenação)

“O recente lançamento da linha EcoFilm com resinas pós-consumo (PCR), que se mescladas com Eco-One também serão biodegradáveis, e agora a segmentação para filmes PE biodegradáveis, faz parte de nossa estratégia de sustentabilidade em oferecer soluções plásticas que estejam inseridas em uma economia circular”, explica Herman Moura, Presidente da Lord, complementando que “o mundo evoluiu e as embalagens Lord evoluíram junto com ele. Tecnologia, inovação e sustentabilidade são atributos intangíveis que estão presentes em todos os nossos filmes”.

Como funciona o EcoFilm Bio

O EcoFilm Bio possui o aditivo Eco-One, que é formado por compostos orgânicos que, ao serem adicionados na cadeia do polímero do plástico, atraem micro-organismos. Assim, quando a embalagem é descartada em um ambiente microbiano ativo, como aterros sanitários, por exemplo, fungos e bactérias formarão colônias de decomposição, promovendo a biodegradação deste material. Laudos oficiais emitidos por laboratórios certificados, comprovam a eficácia de uma biodegradação do plástico 20 vezes mais rápida com a incorporação do aditivo Eco-One, que posteriormente se transforma em húmus, biogás e água.

“Vale lembrar que mais de 20% das garrafas plásticas e mais de 90% dos plásticos ainda têm como destinação final o aterro sanitário”, explica Tamas Vero da Eco-One.

O Eco-One é aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão regulamentador dos Estados Unidos equivalente à ANVISA no Brasil, assim como certificado para contato com alimentos pela RDC 326/19 da ANVISA. Vale ressaltar que os testes em filmes plásticos com o aditivo Eco-One vem sendo realizados desde 2009 e comprovaram a eficácia deste aditivo.

Outra característica favorável do Eco-One é que os filmes ou embalagens plásticas produzidas com esse aditivo continuam 100% recicláveis, uma vez que ele não modifica as características físico-química do plástico. Assim sendo, a resina resultante da reciclagem de filmes com Eco-One poderá ser utilizada como também biodegradável pois o aditivo Econ-one não se degrada em ambiente que não seja de grande população microbiana.

“Além disso, os filmes plásticos produzidos com o Eco-One não degradam com a temperatura e oxigênio e não contaminam o solo pois não possuem quaisquer metais em sua composição, sendo sua biodegradação, portanto, diferente das demais alternativas de Oxi-degradáveis do mercado”, explica Tamas Vero da Eco-One

EcoFilm Bio: segmentos que podem ser beneficiados

Diversos segmentos que utilizam filmes plásticos PE para a composição de sua embalagem podem se beneficiar do EcoFilm Bio: alimentício, bebidas, varejo, industrial, higiene & limpeza, cosméticos, transporte de cargas, entre diversos outros.

O EcoFilm Bio está disponível para diversas aplicações de filmes e embalagens plásticas com PE, entre elas:

  • Filmes lisos e impressos;
  • Shrink;
  • Stretch;
  • Filmes para conversão;
  • Filme monocamadas;
  • Filme multicamadas com barreira.

“O EcoFilm Bio é uma excelente oportunidade para negócios e indústrias que desejam e necessitam estar inseridas em processos circulares da cadeia de produção de embalagens. Atendendo às exigências de um mercado mais competitivo que valoriza práticas sustentáveis”, completa Herman.

(Fonte: Diamond Office, 20 de maio de 2021)

Deixe seu comentário

  • osvaldo cruz

    28/06/2021

    Meu parabéns a toda equipe da Lord pelo lançamento desse produto, contribuindo que esse imenso desafio da sustentabilidade na atividade da produção das embalagens plásticas.