Soluções sustentáveis: 8 maneiras


Abaixo 8 maneiras de implementar soluções sustentáveis na cadeia produtiva:

1. Redução de peso

Reduz o peso da peça: permite a produção de peças ou embalagens que são mais leves em peso do que as peças feitas de materiais “tradicionais” (por exemplo, compostos, agentes espumantes para reduzir o peso).

Reduz o consumo de materiais:  a quantidade de material necessário para fazer uma peça ou embalagem sem sacrificar as necessidades mecânicas e de desempenho (por exemplo, redução da espessura de parede, agentes espumantes que diminuem a densidade).

2. Redução do uso de energia

Reduz o consumo de energia (por exemplo, reduz a energia de reaquecimento, permite tempos de ciclo mais rápidos).

3. Redução de emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs)

Reduz as emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs): permite a substituição ou redução de componentes ou sistemas que emitem COVs (por exemplo, substituição de tinta, elastômeros termoplásticos de baixo fosqueamento para veículos).

4. Saúde humana & segurança

Soluções que protegem e preservam diretamente a saúde humana e segurança:

● Proteção de germes, insetos e roedores; soluções antimicrobianas.

● Substituição de matéria-prima para aplicações na área da saúde – PVC e borracha termoendurecida.

5. Soluções recicláveis

Conteúdo Reciclado: contém conteúdo reciclado de pós-consumo ou pós-industrial, ou ajuda a melhorar a capacidade de plásticos a serem reciclados.

Melhoria da Reciclabilidade: melhorar a capacidade dos materiais para serem reciclados (por exemplo, propriedades melhoradas, cor, processabilidade, redução do odor, etc.), ou permite que os usuários de embalagem incorporem mais conteúdo reciclado.

6. Biopolímeros

Feito com matéria-prima bioderivada: baseado no todo ou em parte em recursos bioderivados, ou permite que os materiais bio-based tenham um desempenho comparável ao dos polímeros convencionais.

7. Infraestrutura sustentável

Soluções que ajudam a proteger o ambiente e promover a sustentabilidade a longo prazo:

5G tecnologias habilitantes – antenas, centro de dados e cabeamento de backbone

Infraestruturas de utilidade – cabeamentos livres de halogéneos e com baixa emissão de fumaça e isolantes elétricos pultrudados para aumento da vida útil

Possibilitar aplicações de energias renováveis (por exemplo, solar, vento)

8. Eco-consciente

Soluções que oferecem uma alternativa mais segura e mais amiga do meio ambiente se comparada aos materiais e processos tradicionais (por exemplo, chumbo, BPA, ftalatos, borrachas termoendurecidas curadas; substituição de produtos químicos ou substituição de processos químicos ou à base de solventes).

Apoia uma economia circular para prolongar a duração de vida dos produtos e/ou conservar recursos naturais* (por exemplo, madeira capstock, tingimento de fibra).

* Design para melhoria da vida útil e conservação de recursos de acordo com a Fundação Ellen MacArthur

(Fonte: Avient, setembro de 2021)