Shrink PCR Lord agora é a nova embalagem da Devassa


Grupo HEINEKEN substitui filme Shrink por Shrink PCR com conteúdo de resina PCR (Plástico reciclado pós-consumo) da Dow

O Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do País, substituiu as embalagens de SHRINK da linha Devassa para SHRINK PCR (resinas pós-consumo recicladas) da linha Ecofilm da Lord, empresa de embalagens plásticas flexíveis atuante em economia circular.

A Lord possui forte agenda ESG, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e corrobora com a continuidade da sustentabilidade em seus negócios por meio de pesquisa e inovação para uma gestão eficiente de processos, redução de insumos e geração de valor de toda a cadeia do plástico.

“Vale lembrar que a Lord nasceu há 50 anos, por meio da reciclagem de aparas, portanto, a sustentabilidade já está presente em nosso DNA, sendo a economia circular e a reciclagem uma realidade em nossos processos. Por meio da utilização da resina PCR da Dow, expandimos nosso compromisso de estender a vida útil do plástico, economizando água, energia, insumos e contribuindo para um meio ambiente mais limpo e com redução de impactos”, explica Herman Moura, presidente da Lord.

Utilizamos os mais modernos processos para desenvolvimento de soluções aos clientes, contamos com equipamentos de última geração, profissionais extremamente qualificados e um rigoroso controle de qualidade e higiene.

O Grupo HEINEKEN anunciou em 2021 o compromisso para neutralizar as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040.  A companhia já vem investindo em soluções sustentáveis e maximizando o uso de energias renováveis e eficiência energética, mas quer ampliar o impacto positivo para todo o ciclo do negócio, chegando até a operação logística e os pontos de venda.

“Buscar por soluções mais sustentáveis, quando falamos de embalagens, exige que a gente tenha também um cuidado social importante, além de levar em consideração as necessidades dos nossos consumidores e desafios logísticos. Ao olharmos para o nosso portfólio, entendemos que o Shrink é um material muito relevante do ponto de vista de usabilidade para os consumidores e que facilita a logística de transporte, por ser mais leve, resistente e impermeável”, conta Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken. “Ainda assim, nós identificamos que havia a oportunidade de reduzir os impactos desse item ao adotarmos um modelo mais sustentável que, além de reduzir a quantidade de plástico em lixões e aterros, também contribui para o trabalho das cooperativas de materiais recicláveis”, ela explica.

Como parte dessa jornada que compõe sua estratégia global – primeira grande cervejaria a anunciar o compromisso de carbono neutro mundialmente – no Brasil, o Grupo HEINEKEN também estabeleceu a meta de alcançar 100% de circularidade das suas embalagens utilizadas em bares e restaurantes e já reduziu em 80% o volume de PET em todo o portfólio, o que significa 25% do volume total de plástico da companhia.

Incorporar as resinas PCR no shrink da marca Devassa mantém a reciclabilidade como um filme all-PE (filme de polietileno proveniente de resinas virgens), característica que agrega ainda mais valor no ciclo da embalagem.

Dow, empresa de ciência dos materiais que em 2022 comemora 125 anos, pretende estar na vanguarda na condução da mudança transformacional necessária para se tornar neutra em carbono e acelerar a economia circular dos plásticos. Assim, reafirma seu compromisso em proteger o clima, eliminar resíduos e fechar o ciclo por meio do desenvolvimento de uma resina de plástico reciclado pós-consumo de alta performance e com rigoroso controle de qualidade, REVOLOOP™.

A diretora de sustentabilidade da Dow para a América Latina, Carolina Mantilla, comenta que “o REVOLOOP™, utilizado pela Lord na produção do filme shrink, é produzido no Brasil através de uma parceria entre a Dow e a Boomera LAR e, além do impacto ambiental, também tem um impacto social importante, já que contribui no fortalecimento e formalização do trabalho realizado pelos catadores que tiram dessa atividade o sustento de suas famílias”. Letícia Vanzetto, gerente de desenvolvimento de mercado da Dow, também destaca que “a colaboração entre os diferentes integrantes da cadeia de valor é parte fundamental para a implementação de iniciativas que tragam uma nova vida para os resíduos plásticos, fomentando a circularidade nessa cadeia.”

Sendo assim, a todas as soluções para embalagens são de grande relevância para o negócio de ambas as empresas e a partir de uma relação de parceria entre cliente e fornecedor, trabalhamos juntos na iniciativa de inserir uma embalagem com menor pegada de carbono e maior apelo sustentável à cadeia do produto, juntos escolhemos a resina PCR Dow pela confiabilidade e reciclagem inclusiva inerentes à sua parceria de longa de data, aplicado no Shrink.

(Fonte: Agência Oribá, 16 de novembro de 2022)