Projeto inovador promove a economia circular por meio da reciclagem do liner


A Economia Circular é um conceito estratégico que consiste na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Pensando nisso e no seu compromisso de promover a sustentabilidade, a Polpel Fibras realiza o Projeto Rever, iniciativa que se soma ao Programa AD Circular, da Avery Dennison, trazendo uma solução revolucionária para a reciclagem e destinação correta do liner.

Os programas apoiam os fabricantes de papel e as empresas/marcas que fazem a rotulagem dos seus produtos a cumprirem a Lei Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), por meio da logística reversa. As iniciativas podem beneficiar diversos mercados, como o de papel, embalagem e rotulagem, agregando mais valor aos negócios e promovendo a circularidade.

O que é o Programa AD Circular da Avery Dennison?

O programa AD Circular é uma iniciativa da Avery Dennison que busca oferecer soluções para a reciclagem dos resíduos gerados pelo uso de rótulos (liner e esqueleto), transformando as sobras em novos produtos. “Por ano, cerca de 1 milhão de toneladas de resíduos, como liners e esqueletos, são descartadas pelas indústrias em todo o mundo, mas nós podemos virar esse jogo. O Programa AD Circular conecta toda a cadeia, de uma ponta até a outra, unindo marcas e recicladores para encontrar novas soluções e dar nova vida a esses resíduos. Tudo isso só é possível com o auxílio de empresas parceiras, como a Polpel, que acreditam nestes objetivos e valores”, diz Alexandre Botelho, Senior Purchasing Director da LGM Latin America da Avery Dennison.

Como funciona o Projeto Rever?

As empresas de papel liner, os convertedores e as empresas que rotulam seus produtos enviam os resíduos à Polpel, que produz a polpa, envia para os fornecedores de tissue e de papelcartão, que fazem a embalagem, papel higiênico e papel toalha a partir do liner. Assim, as empresas podem consumir internamente os produtos feitos com um percentual do seu próprio resíduo.

Ailton Alves, Diretor da Polpel, ressalta que o grande diferencial do Projeto Rever é o foco no destino final do liner, com o reaproveitamento dos resíduos gerados. Assim, é possível rever conceitos e incentivar práticas limpas, renováveis e ecológicas, evitando, por exemplo, jogar os resíduos de liner em aterros ou mandá-los para incineração, ou qualquer outro destino em que não seja possível a rastreabilidade e comprovação da circularidade do material.

Desse modo, a Polpel promove o fechamento do ciclo do liner, de forma ecológica, circular, lucrativa e inovadora, poupando e protegendo o meio ambiente. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.

(Fonte: Tissue Online, 19 de abril de 2021)