Projeto de logística reversa visa a sustentabilidade no mercado de liner


Cada vez mais atenta às questões de sustentabilidade, a Polpel vem desenvolvendo uma solução revolucionária para a reciclagem e destino final do liner. Trata-se de um recurso inovador que auxilia as empresas a cumprirem a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, por meio de um programa de logística reversa.

Com o Projeto Rever, após o processo de reciclagem, o liner se torna papel novamente e pode ser consumido pela empresa que gerou esse resíduo, movimentando assim, a economia circular. No momento, estão sendo fabricados papéis toalha e higiênico. Além disso, existem outros projetos em andamento utilizando a celulose na fabricação de embalagens.

O projeto recebe este nome por propor a revisão de conceitos e remeter à logística reversa, incentivando boas práticas ambientais. “Jogar os resíduos de liners em aterros ou mandar para incineração já não é a solução ecologicamente mais sustentável”, destaca a Polpel.

A Polpel vem obtendo diversos resultados positivos com o projeto. Com a iniciativa, dentre outros tipos, vêm conseguindo proporcionar o fechamento do ciclo desse material para as empresas parceiras que lhe enviam seus resíduos de liners para serem reciclados.

Confira alguns depoimentos de empresas participantes do Projeto Rever:

“Na Avery Dennison, pensamos a sustentabilidade de forma 360º. Não adianta apenas dar a destinação correta aos resíduos gerados dentro da empresa. É preciso reutilizar aquilo que for possível, ressignificar e dar a esses materiais uma nova utilidade, pensando de forma circular. É um orgulho colaborar em iniciativas como o Projeto Rever, onde utilizamos os papéis tissue de alta qualidade em nossas unidades, poder conectar os diferentes elos da cadeia e fortalecer ainda mais o programa AD Circular da Avery Dennison. Dessa maneira, conseguimos aumentar a quantidade de resíduos coletados e transformados em novos produtos para um futuro melhor e mais sustentável”, explica Alexandre Botelho, Senior Purchasing Director, LGM Latin America – Avery Dennison.

“Somos parceiros da Polpel desde o início das suas operações. Enviamos nossos resíduos de liners para serem reciclados nesta empresa e assim estamos colaborando com a sustentabilidade do mercado autoadesivo e com o meio ambiente como um todo. Mais recentemente, a Polpel nos apresentou um novo projeto baseado no conceito de economia circular, onde poderíamos consumir papéis produzidos a partir da reciclagem dos nossos próprios resíduos e não pensamos duas vezes. Passamos a usar em nossas instalações papéis toalha e higiênico produzidos com a fibras recicladas dos resíduos de liners e estamos muito satisfeitos com os resultados e ainda estamos oferecendo esse projeto aos nossos clientes”, diz Francisco Paz, Gerente Geral da Grif Rótulos e Etiquetas.

Chegou a hora de Rever seus conceitos.

A Polpel/Rever proporcionando ações concretas para as boas práticas sustentáveis e de economia circular para o ramo do autoadesivo.

(Fonte: Polpel, 25 de março de 2021)

Deixe seu comentário

  • EUCLIDES V Freitas

    12/04/2021

    PARABÉNS Ailton, Daniel e colaboradores atitudes como a de vcs é que fazem a diferença.Euclides – Embaforte