Polo Films lança e-books para estimular uso e descarte mais responsáveis do plástico


Dentro de sua política de comprometimento prático com a sustentabilidade, a Polo Films produziu dois e-books informativos sobre o plástico, já há algum tempo visto somente pela perspectiva de prejuízo ao meio ambiente. Com “Plástico e o seu uso no pós-consumo” e “Guia prático de soluções para o uso do plástico na indústria”, o propósito da empresa — uma das pioneiras e entre as três principais produtoras brasileiras de embalagens flexíveis – é mostrar que o material, com seus múltiplos tipos e aplicações, também carece de conhecimento na etapa do pós-consumo. Ambos os guias ratificam que um dos maiores desafios para promover a sustentabilidade a partir da economia circular está na dificuldade de propagar informações relevantes, como, por exemplo, a coleta seletiva e a educação ambiental. Afinal, em última instância, ao esclarecer, é possível estimular o uso mais consciente e o descarte correto do plástico.

 “Queremos mostrar que a economia circular do plástico é um importante aspecto na promoção da sustentabilidade. O primeiro e-book, ‘Plástico e o seu uso no pós-consumo’, é uma ação da Polo Films a fim de conscientizar parceiros e consumidores sobre a desmistificação do plástico e do uso adequado das embalagens”, justifica o CEO da empresa, Antonio Jou.

 A indústria do plástico, como um todo, busca permanente desenvolvimento em benefício da sustentabilidade e da economia circular especialmente no pós-consumo. A Polo – há mais de quatro décadas no mercado e com fábrica em Montenegro (RS) – lançou três produtos inovadores e de alto impacto para a sustentabilidade no intervalo de pouco mais de 12 meses. Um dos quais é o OneFlex, descrito logo abaixo.

 O guia destaca que – ao contrário do que muitas pessoas acreditam – o plástico contribui para a redução das emissões de carbono quando usado e descartado corretamente, e é também um forte aliado na proteção e segurança de alimentos e demais produtos que chegam nas casas e mesas das famílias. Por exemplo, reduzir o peso de aviões e carros é uma maneira de alcançar eficiência energética, e isso é possível graças à aplicação de componentes plásticos. Assim, nas próximas décadas, aviões construídos com 40% de plástico poderão diminuir as emissões de CO2 em 50% de acordo com um estudo feito pela PlasticsEurope em 2019. Outro exemplo: automóveis mais leves consomem menos combustível, sendo mais eficientes energeticamente, gerando menos resíduos e emissões causadoras do efeito estufa.

Como um exemplo da atuação da Polo Films dentro dos princípios da economia circular, está o desenvolvimento da Linha OneFlex, um filme BOPP 100% reciclável sem alumínio na composição, ideal para soluções monomateriais e direcionado para os mercados de café, pet food e atomatados. As embalagens flexíveis são peças fundamentais na difusão do conceito da economia circular porque, no pós-consumo com informação e responsabilidade, as pessoas podem reciclar e devolver os materiais ao planeta.

 Antonio Jou defende a desconstrução da ideia de que o plástico é lixo, porém com a consciência de que, quando indevidamente descartado no pós-consumo, acaba por se converter em acúmulo de resíduos sólidos nos aterros, mares e dentro das cidades. “Na natureza, nada é descartado definitivamente, pois tudo permanece depositado nos ecossistemas. Por isso, na Polo Films, adotamos o modelo de Espiral Sustentável, no qual o que não tem mais utilidade precisa retornar à cadeia produtiva na forma de reutilização ou reciclagem”, explica.

(Fonte: CORE Comunicação & Relacionamento, 17 de novembro de 2022)