Parceria entre Valgroup e Casa dos Ventos garante energia renovável para a produção e reciclagem de embalagens


A Valgroup, uma das maiores transformadoras e recicladoras de plástico do mundo, fechou um contrato de compra e venda de energia com a Casa dos Ventos, líder no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil e detentora do maior portfólio de renováveis do país. Com duração de 15 anos, a parceria garante o volume de 25 MW médios para a indústria, equivalente a aproximadamente metade do consumo de energia da Valgroup no Brasil.

O contrato está em linha com as ações de sustentabilidade da companhia: a Valgroup foi a primeira na América Latina a investir em um sistema de recuperação total dos solventes utilizados em seus processos produtivos, deixando de emitir gases poluentes na atmosfera. Também possui a maior linha automatizada de reciclagem de garrafas PET do país, localizada no Rio de Janeiro, que somada às outras duas plantas na Espanha e no México, totalizam mais de 300 milhões de recipientes reciclados mensalmente.

A parceria com a Casa dos Ventos vai garantir energia renovável, a partir de julho de 2023, para metade das plantas produtivas da companhia no Brasil. O objetivo da empresa de embalagens é aumentar esse percentual gradativamente. O acordo de longo prazo consolida o compromisso da Valgroup com ações estruturadas de ESG.

“A sustentabilidade sempre fez parte da história da Valgroup e, com essa parceria, estamos dando mais um passo significativo rumo à redução da nossa pegada de carbono. Com maior disponibilidade de energia eólica, conseguiremos suportar o desenvolvimento de nossas soluções inovadoras e sustentáveis com energia limpa e renovável”, destaca Eduardo Berkovitz, Diretor de Relações Institucionais e Compliance da Valgroup.

A energia será gerada no Complexo Eólico Babilônia Sul, em construção pela Casa dos Ventos na Bahia, com 360 MW de capacidade. “Proporcionamos previsibilidade e também redução de custo, por meio do fornecimento de energia limpa. São soluções customizadas para consumidores que queiram descarbonizar de maneira eficiente seus processos e alinhar suas práticas à agenda ESG”, comenta Lucas Araripe, Diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos. O acordo possibilita, ainda, que a Valgroup se torne autoprodutora de energia, por meio da aquisição de uma participação no empreendimento.

(Fonte: Valgroup, 01 de dezembro de 2021)