Papirus amplia linha de produtos e renova logomarca com foco na sustentabilidade


A Papirus, uma das maiores fabricantes de papelcartão do país, anuncia a ampliação de sua linha de produtos, simultaneamente à mudança de sua logomarca, com o objetivo de reforçar seu compromisso com a sustentabilidade. São produtos como o Vitacycle, produzido com 30% de material reciclado pós-consumo, e o Vitacopo, voltado à produção de copos de papel com resina e mais fáceis de reciclar.

Com perspectiva de incrementar suas vendas em 9% em 2020 com os novos produtos, a Papirus também dá sequência ao seu plano de investimentos de R$ 25 milhões iniciado em 2017, a fim de ampliar sua capacidade produtiva e acelerar o processo de modernização dos equipamentos, com vistas à evolução da indústria 4.0.

Maior produtora de papelcartão a partir de material reciclado e primeira do país a atuar como recicladora, a Papirus é a única empresa do setor preparada hoje tanto em termos de equipamentos quanto dos processos de controle e auditoria da reciclagem, dando segurança aos end users, por meio de certificações, para atestar a sustentabilidade do produto, e, inclusive, o índice de material reciclado utilizado na fabricação do papelcartão.

“Mudamos nossa logomarca a fim de mostrar que a Papirus tem hoje tecnologia, conhecimento e um processo aberto e totalmente controlado de reciclagem, com um ciclo que vai de 100% de uso de papel reciclado até 100% de papel produzido a partir da fibra virgem. Somos uma empresa preparada para atender todas as demandas de papelcartão, cuidar de todo esse processo, inclusive da logística reversa”, destaca Amando Varella, Diretor Comercial e Marketing da Papirus.

A Papirus produz anualmente 105 mil toneladas de papelcartão, utilizado na fabricação de embalagens de diversos setores, destacadamente da indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética, atendendo mais de 200 clientes diretos em todo o país – gráficas e convertedores – e os quais fornecem as embalagens para as grandes marcas. “Com a preocupação crescente sobre as questões ambientais, as grandes marcas buscam assegurar a sustentabilidade em todo o processo de fabricação de produtos, o que inclui as embalagens. E a Papirus se preparou para fazer isso de forma eficiente e completa, com capacidade de reaproveitar as embalagens e reduzir os resíduos”, destaca Varella.

Atualmente, 40% da produção de papel reciclado é feita a partir de aparas e 60% de fibra virgem, e a Papirus fornece produtos com diferentes graus de índice de reciclado, inclusive atuando até com 30% de papel pós-consumo, ou seja, papel usado que retorna diretamente para reciclagem por meio do sistema de logística reversa da empresa, amparado na atuação de cooperativas parceiras.

A linha de papelcartão de alta qualidade Vita ganha mais destaque no portfólio da Papirus, com o lançamento do Vitacycle – papel feito com 30% de material reciclado pós-consumo, além do reforço dos papéis Vitabarr, Vitablister, Vitaplus e Vitafreezer e o lançamento do Vitacopo. “É uma linha que se auto alimenta em termos de sustentabilidade, pois podemos reciclar os produtos fabricados com fibra virgem pela Papirus“, observa Varella.

Novo slogan e valores da Papirus

A designação Vita passa a compor o novo slogan “Papirus, Somos Vita”, em substituição ao anterior (Transformando Papel Transformamos Vidas), justamente para refletir os novos valores relacionados ao compromisso com a sustentabilidade, a flexibilidade para produzir papéis de acordo com a necessidade dos clientes e o DNA transformador.

“A filosofia da empresa de se reinventar e construir soluções em conjunto, que caracteriza sua atuação desde a fundação, ganhou ainda mais força com a mudança no modelo de gestão da Papirus. A empresa substituiu a figura do CEO pela gestão compartilhada de três diretores”, destaca Varella, ao explicar que isto garantiu mais autonomia nas áreas de responsabilidade dos três diretores, e ainda mais agilidade e eficiência. “Este é o quarto ano de gestão compartilhada, o que tem nos permitido colher bons resultados e avançar nas estratégias de relacionamento com os clientes, que é um grande diferencial da Papirus, desenvolvendo inovações em conjunto”, completa ele.

(Fonte: GPCOM Comunicação Corporativa, 26 de novembro de 2019)

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