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O consumo consciente impulsionado pela indústria de embalagens


Sim, as pessoas estão se preocupando cada vez mais em minimizar os impactos que causam no planeta. Com isso, mudanças de hábitos começam a ser feitas em diversas áreas. E, assim, surge  o consumo consciente — uma nova maneira de se relacionar com as marcas, produtos e serviços. Ele é baseado em escolhas mais complexas, que levam em consideração, além dos fatores tradicionais como custo e benefício, a cadeia produtiva e aquilo que o produto tem a oferecer de positivo ao meio ambiente e à sociedade. 

Neste artigo, você vai conhecer seis estratégias utilizadas pela indústria de embalagens para abraçar esse movimento e atender a essas novas demandas!

1. A porção adequada

A Campo Largo é uma empresa produtora de bebidas não alcoólicas e um dos seus valores é o respeito às pessoas, aos animais e ao meio ambiente. Por isso, a marca — que é uma Empresa B e preza por matérias-primas originadas da agricultura familiar —  conta com uma seção exclusivamente dedicada à exposição de iniciativas sustentáveis em seu site.

Esse posicionamento vai além do discurso e é possível notá-lo também nos produtos. Um exemplo disso são os sucos integrais e funcionais em embalagens on the go, ou seja, embalagens em porções individuais que permitem um consumo prático durante os deslocamentos entre a casa e o trabalho, por exemplo. 

Assim, a marca une a saudabilidade à praticidade e consegue atender ao público que se preocupa cada vez mais em levar uma vida saudável, mas não abre mão de produtos que proporcionem facilidade ao cotidiano.

2. Dosadores contra o desperdício

O desperdício de alimentos é um problema global. Essa temática envolve questões sociais, ambientais e até financeiras. Afinal, quando a comida não é consumida em sua totalidade, parte da produção foi em vão, fazendo com que recursos sejam perdidos e deixem de ser efetivamente destinados. Por isso, em prol de um consumo consciente, os consumidores estão priorizando marcas que apresentam saídas para esse problema. 

Esse é o caso das embalagens da Liv Up. A pasta de amendoim da marca vem acompanhada de bicos dosadores em embalagens flexíveis. Assim, o uso do produto é otimizado, evitando desperdícios através de uma solução conveniente para esvaziar a embalagem ao máximo, sem grandes esforços. 

3. Plástico renovável: Braskem e Earth Animal

Reconhecida mundialmente pelo Plástico Verde I’m Green, a Braskem realizou uma parceria com a Earth Animal — uma fabricante de produtos veterinários — para ampliar o uso de embalagens feitas com o material, que é de origem renovável e vegetal. Assim, foi lançada a linha de rações para cães Dr. Bob Goldstein’s Wisdom. 

Dessa forma, fica nítido que o consumo consciente vai muito além de produtos para os humanos. Os alimentos para pets em embalagens mais sustentáveis também se enquadram nas novas exigências! Por isso, ter processos produtivos alinhados com a Economia Circular pode ser, além de benéfico para o meio ambiente, uma vantagem competitiva para a sua marca.

4. Programa de reciclagem  

Recentemente, a quem disse, berenice? realizou a campanha Recicla, incentivando consumidores a levar até as lojas embalagens vazias de produtos de maquiagem (de qualquer marca) para trocá-las por produtos novos da empresa. Entre as opções havia hidratantes corporais, desodorantes e produtos de maquiagem. Além disso, as pessoas que participaram da campanha garantiram 20% de desconto nos produtos para a pele da quem disse, berenice?. 

Todas as embalagens recolhidas foram encaminhadas para cooperativas parceiras de reciclagem para serem reaproveitadas em outros ciclos produtivos.

5. Proteção e durabilidade

As novas linhas premium do molho de tomate Sacciali destacam-se pela embalagem inovadora e o design atraente, com um stand up pouch que simula um vidro hermético. O produto também conta com outros atributos que conquistam as pessoas adeptas ao consumo consciente: ele possui ingredientes mais naturais e uma maior funcionalidade como diferencial, já que as embalagens têm mecanismos que proporcionam alta barreira contra a luz e o oxigênio, aumentando a durabilidade do molho. E, para minimizar ainda mais os desperdícios, a embalagem vem em porções reduzidas, sendo ideal para quem mora sozinho.

6. Rótulos que educam e incentivam o consumo consciente

As embalagens podem ser uma fonte de informação sobre a melhor maneira de armazenar um produto, preservando sua vida útil. “Conservar em temperatura ambiente” ou “guardar no refrigerador por até 24 horas após a abertura do frasco” são exemplos de dados úteis para educar os consumidores. E esse recurso pode ser usado pela indústria de embalagens de diversas formas. Além de instruções de armazenamento, é possível comunicar, por exemplo, sobre o processo de reaquecimento. É o caso da Pezzo, que utilizou a embalagem de suas pizzas para indicar a melhor forma de esquentar novamente as fatias, eliminando os desperdícios.

O consumo consciente vem ganhando cada vez mais força e, por isso mesmo, as marcas precisam se adaptar. Além das iniciativas que mostramos neste artigo, existem várias outras estratégias que estão sendo utilizadas pelos negócios para se aproximarem de seus públicos. Agora, o grande desafio para as empresas é acompanhar o que está sendo feito no mercado e encontrar maneiras de evoluir nesse cenário. Quer se atualizar nesse sentido? Siga-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn e fique por dentro das principais notícias, novidades e conteúdos sobre embalagens e varejo!

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