Nova startup investida pela Irani Ventures aposta em embalagens produzidas a partir da palha de milho


Clean-tech com foco na economia circular, a growPack cria biomateriais funcionais para diferentes indústrias com subprodutos da produção de grãos.

A Irani Ventures, veículo de Corporate Venture Capital da Irani, uma das principais indústrias de papéis e embalagens sustentáveis do Brasil, anuncia o seu segundo aporte a startups, agora com uma investida de aproximadamente R$ 1,4 milhão na growPack. Alinhada aos valores e modelos de negócio da empresa, a iniciativa escolhida desenvolve tecnologias para produzir embalagens alimentícias sustentáveis utilizando resíduos reaproveitados de agricultura local, como a palha do milho.

O aporte financeiro no desenvolvimento de recipientes fabricados com biomateriais marca mais um avanço da Irani rumo à inovação alinhada à sustentabilidade, solidificando uma nova etapa na trajetória da empresa. Com a nova investida, a empresa passa acelerar o trabalho de uma startup que manuseia um resíduo ainda pouco utilizado no Brasil para essa funcionalidade.

O negócio criado pela growPack promove a economia circular por meio de tecnologias regenerativas próprias, desenvolvidas pela empresa, que dão origem a produtos compostáveis funcionais a partir de fibras alternativas. A growPack tem uma planta de demonstração integrada que permite criar protótipos e lançar no mercado provas de conceitos em menos de 6 meses. As primeiras soluções da empresa são comercializadas para o mercado de delivery de comida.

“A nova investida representa um momento importante para a Irani. Sempre tivemos o desenvolvimento sustentável como pilar do nosso negócio. Assim, poder acelerar uma startup como a growPack, que também pensa dessa maneira, é gratificante. Projetos como esse permitem o desenvolvimento de produtos e estratégias capazes de gerar um impacto bastante positivo no ambiente”, diz Fabiano Alves Oliveira, diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani.

No programa de aceleração, a growPack passará por um processo de imersão e alavancagem com capital intelectual. Isso envolve suporte operacional, mentoria e networking, que auxiliarão no desenvolvimento de suas atividades e negócio.

“Contar com o aporte da Irani significa incorporar no nosso negócio um sócio extremamente estratégico, tanto no conhecimento especializado como no desenvolvimento de fibras e embalagens em grande escala. Essa parceria faz sentido para todos da rede produtiva, desde os fornecedores envolvidos no processo até os clientes que receberão produtos ainda mais robustos”, comenta Exequiel Bunge Berg, CEO e cofundador da growPack.

Para Paulo Beck, Head de Investimentos da Grow+, parceiro da Irani Ventures, o estágio avançado de maturidade da growPack colaborou para a escolha da startup. “Ficamos surpresos de encontrar uma empresa madura, com modelo de negócios escalável, que já superou o momento de Product/Market Fit e, agora, quer escalar com velocidade. Estamos animados em assessorá-los neste novo coinvestimento e recebê-los no programa de aceleração”, ressalta Beck.

Em 2022, a Irani Ventures anunciou o seu primeiro aporte financeiro, investindo R$ 1,5 milhão na Trashin, startup de impacto criada em 2018. Com sede em Porto Alegre, a iniciativa promove a economia circular através da gestão de resíduos e de programas de logística reversa.

(Fonte: Ank Reputation, 12 de setembro de 2023)