NIVEA estimula reciclagem de embalagens e fortalece seu compromisso com Agenda de Sustentabilidade


Com um olhar atento para um modelo de negócios cada vez mais sustentável e o fortalecimento da Agenda de Sustentabilidade Cuidado Além da Pele, do Grupo Beiersdorf, a NIVEA iniciou, em fevereiro, um projeto para educar e envolver pessoas colaboradoras na reciclagem de embalagens. A empresa se uniu à Triciclo da Ambipar Group, para instalar a Retorna Machine em quatro locais: no escritório, em São Paulo (SP), na fábrica, em Itatiba (SP), e nos Centros de Distribuição em Jundiaí (SP) e em Extrema (MG). O objetivo é chamar a atenção dos times para a importância da utilização de recursos circulares ao contar com o ecoponto Retorna Machine para coletar e dar o destino correto de reciclagem a embalagens pós-consumo de produtos NIVEA e Eucerin, além de itens como PET, latas, aço, longa vida (exceto laticínios), vidro e plásticos PP/PE.

O projeto de longo prazo é uma iniciativa do Grupo de Afinidade (GA) Sustentabilidade Meio Ambiente da Beiersdorf, um coletivo de pessoas colaboradoras de diversas áreas que atua para trazer mudanças efetivas e fortalecer a cultura interna da companhia. “Segundo o relatório Who Cares? Who does? para a América Latina da Kantar, de outubro de 2022, quase metade dos brasileiros não compreendem conceitos de reciclagem e quais materiais podem ser reaproveitados. Por isso, trouxemos este projeto para abrirmos oportunidades de diálogo, orientar e compartilhar essas informações e contribuirmos na prática do dia a dia para o avanço da nossa Agenda de Sustentabilidade”, diz Guilherme Almeida, diretor de E-commerce e líder do GA Sustentabilidade Meio Ambiente da NIVEA.

Pessoas colaboradoras participaram de um treinamento oferecido pela Ambipar Triciclo para entender as funcionalidades da Retorna Machine e como começar a reciclar as embalagens. Os times ainda receberam uma sacola de PET reciclado para levarem os itens de casa para o trabalho de forma sustentável. “Achei esta ação muito bacana. Está totalmente alinhada aos valores da empresa com sustentabilidade e ter essa comodidade dentro do escritório é fantástico”, comenta Leandro Henrique Rodrigo, gerente de Gente & Gestão.

A Retorna Machine da Ambipar Triciclo ainda oferece vantagens para quem cria sua conta no site ou aplicativo. A cada retorno de embalagens, a pessoa acumula pontos que podem ser trocados por recarga de celular, créditos de Bilhete Único, na conta Pag Bank e Mercado Pago, descontos na conta de luz, doações para instituições, entre outras. O público de São Paulo consegue encontrar a Retorna Machine em diversas localidades, a exemplo de estações de metrô e, assim, dar o destino correto para as embalagens pós-consumo.

Desde 2021, a Triciclo, passou a integrar a Ambipar Group, ampliando a oferta de soluções sustentáveis, com a monetização do sistema de logística reversa, fidelização de clientes e um avançado sistema de marketing. “Nosso intuito é fomentar a educação ambiental e a economia circular através do desenvolvimento de soluções inovadoras, como a ‘Retorna Machine’, que democratizam o descarte adequado de resíduos recicláveis”, afirma Felipe Lagrotta Nassar Cury, CEO da Ambipar Triciclo.

(Fonte: Conecta Verde, 09 de março de 2023)