Nestlé investirá mais de R$ 8 milhões em projetos de circularidade de embalagens em 2022


A empresa, que já conta com 97% das embalagens desenhadas para serem recicladas ou reutilizadas, também expandirá a parceria com cooperativas e catadores de recicláveis pelo país.

Desde 2019, a Nestlé já investiu mais de R$ 15,5 milhões em projetos para ampliar a circularidade de materiais no Brasil, garantindo mais de 90 mil toneladas de embalagens recicladas. Hoje, apoia 260 cooperativas de reciclagem no país e trabalha com parceiros estratégicos no setor.

“Nossa meta é promover a circularidade, mais reciclagem, mais cooperativas parceiras garantindo aumento de renda, educação e engajamento. Estamos falando em reciclagem e impacto social positivo para transformar não só a realidade de nosso planeta, mas das pessoas e o ecossistema, contribuindo com cooperativa e catadores autônomos. Durante o ano de 2022, vamos apoiar 8 mil profissionais de reciclagem em todo o Brasil”, diz Cristiani Vieira, gerente de sustentabilidade da Nestlé Brasil.

Nos últimos anos, a empresa também vem trabalhando fortemente na renovação de embalagens. “Substituímos os canudos de plástico por canudos de papel no portfólio de bebidas, eliminamos o plástico da caixa de bombons Especialidades e lançamos uma linha totalmente inovadora de iogurteria Nestlé com PET reciclado. Esses são apenas alguns exemplos do que temos feito nessa frente. Temos ainda padrões internos para o desenvolvimento de embalagens que denominamos de regras de ouro, além de uma lista de materiais com prazos definidos para serem removidos de embalagens”, conta Cristiani.

A meta da empresa é ter o equivalente a 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Nessa trajetória, a Nestlé já recuperou 26% do material de embalagem inserido no mercado – sendo 40% de plástico, nos últimos dois anos. O objetivo está alinhado com os planos da empresa de apoiar e acelerar a transição para um sistema regenerativo, que visa proteger e restaurar o meio ambiente.

“Como parte da nossa jornada para a regeneração, que propõe repensar todas as operações da companhia e também envolver outros agentes, a Nestlé tem, dentre várias iniciativas, o desenvolvimento de soluções inovadoras, investimentos para ampliação de pontos para reciclagem e compartilhamento de informação para o engajamento dos nossos consumidores para, juntos, podermos praticar atitudes que regeneram”, finaliza Barbara Sapunar, diretora de sustentabilidade, comunicação e branding da Nestlé Brasil.

(Fonte: FSB Comunicação, 18 de maio de 2022)