Natural One e Valgroup firmam parceria para uso de embalagem em PET 100% reciclado


A Natural One se une à Valgroup em um compromisso público para o uso de embalagens fabricadas em resina PET PCR (resina pós-consumo reciclada) em todo o seu portfólio de sucos naturais, se tornando a pioneira neste segmento a adotar plástico 100% reciclado (ou seja, fabricado a partir do material já utilizado e descartado em diferentes aplicações) em suas garrafas no Brasil. Para implementação do projeto das embalagens recicladas, a foodtech investiu R$ 2,4 milhões em pesquisa, desenvolvimento e ações de marketing, em um projeto que une inovação, tecnologia e sustentabilidade.

O desenvolvimento da nova embalagem levou dois anos entre a concepção, estudos, escala industrial e licenciamento da Anvisa, uma vez que foi preciso um desenvolvimento especial para que esse material reciclado pudesse ser utilizado em produtos alimentícios, reduzindo a zero o risco de contaminação dos alimentos engarrafados com a matéria-prima. Por se tratar de um produto 100% natural – sem adição de aditivos, corantes ou quaisquer outros conservantes –, os sucos da Natural One demandaram um tipo específico de PET PCR para garantir a integridade das vitaminas, sabor, nutrientes e cor do produto, o que foi alcançado em parceria com a Valgroup.

A novidade chega ao mercado brasileiro nos sucos naturais Laranja e Uva refrigerados de 1,5 litro ainda em julho e o objetivo é ampliar o uso da nova embalagem em todo o portfólio da marca nos próximos cinco anos.

Dados da International Solid Waste Association (ISWA) indicam que apenas 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo no Brasil – índice 4 vezes menor do que o apresentado em outros países com renda e grau de desenvolvimento econômico semelhantes.

O impacto deste compromisso será a retirada de circulação de 40 mil toneladas de plástico virgem da cadeia produtiva da Natural One nos próximos 5 anos. Além disso, a fabricante de sucos naturais também se compromete a desenvolver rótulos e tampas 100% reciclados até 2027, a reduzir a emissão de resíduos na fábrica em Jarinu/SP e a diminuir a emissão de carbono na cadeia.

(Fonte: Engarrafador Moderno, 20 de junho de 2022)