Minuto Pão de Açúcar e Green Mining coletam 1 tonelada de vidro nos primeiros meses da parceria


Práticas sustentáveis não devem partir somente dos consumidores, mas também das indústrias e empresas envolvidas no processo de produção e comercialização, principalmente durante este período de quarentena, quando deve haver um aumento de 15 a 25% na geração de lixo doméstico, de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE).

Pensando em integrar o desenvolvimento sustentável às estratégias de negócio, mesmo antes do período de isolamento, o Minuto Pão de Açúcar (GPA) firmou parceria com a startup brasileira Green Mining e com a Cervejaria Ambev para inserir a logística reversa nas lojas da rede em São Paulo. A ação, que teve início no mês de março, já coletou e enviou para a reciclagem o equivalente a 5.000 garrafas de cerveja long neck.

“Assumimos essa responsabilidade e compromisso com o meio ambiente e nesse momento de crise que estamos vivendo, jamais abandonaríamos a nossa causa. Temos tomado todos os cuidados, principalmente com os nossos colaboradores e coletores que se colocam na linha de frente para manter esse serviço essencial”, afirma Rodrigo Oliveira, Presidente da Green Mining. “Como as lixeiras são exclusivos para vidro, nossa equipe retira o saco fechado e leva diretamente um contêiner em nosso ponto de concentração, sem contato com a embalagem”, completa.

A ação, que ganhou o slogan “Tem vidro usado para ser reciclado? Resolve no Minuto”, disponibiliza, nos pontos participantes, coletores exclusivos para o descarte de vidro – podem ser garrafas, potes, copos e outros objetos, desde que estejam limpos e secos. Quando as lixeiras estão cheias, os resíduos são recolhidos pelos coletores da Green Mining, que utilizam triciclos para evitar a emissão de CO2, levando o material até um ponto de concentração (Hub). Quando se atinge um certo volume, o vidro é levado direto à fábrica da Cervejaria Ambev, localizada no Rio de Janeiro, devolvendo o material à cadeia produtiva da empresa.

“A sustentabilidade é um pilar estratégico da marca Pão de Açúcar, pioneira no varejo alimentar ao criar um programa de reciclagem em 2001. E esse pilar também é refletido em sua rede de vizinhança Minuto Pão de Açúcar. Nossos clientes já nos reconhecem como uma marca engajada e em busca de soluções inovadoras para incentivar práticas sustentáveis. Esse serviço, por meio dessa parceria, reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento de ações que promovem não só o consumo consciente, mas também o descarte consciente”, complementa Frederic Garcia, Diretor do Minuto Pão de Açúcar.

De acordo o levantamento realizado pela ABIVIDRO (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), a reciclagem do material no Brasil movimenta aproximadamente R$ 120 milhões por ano.

(Fonte: ML&A Comunicações, 06 de maio de 2020)