Lord fornece Shrink PCR para substituição das embalagens de papelão na Cargill


A Lord, empresa de embalagens plásticas flexíveis atuante em economia circular por meio da linha de filmes sustentáveis Ecofilm, corrobora a continuidade de sua agenda ESG, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio de pesquisa e inovação para uma gestão eficiente de processos, redução de insumos e geração de valor de toda a cadeia do plástico.

“Cientes de que a indústria, principal propulsora da economia, precisa constantemente minimizar os impactos ao meio ambiente e manter a excelência na qualidade dos filmes, nosso maior desafio é gerar influência positiva a uma nova cultura de reaproveitamento dos materiais em novos ciclos”, declara o presidente Herman Moura. Utilizamos os mais modernos processos para desenvolvimento de soluções aos clientes, contamos com equipamentos de última geração, profissionais extremamente qualificados e um rigoroso controle de qualidade e higiene.

Já a Dow, empresa de ciência dos materiais que em 2022 comemora 125 anos, pretende estar na vanguarda na condução da mudança transformacional necessária para se tornar neutra em carbono e acelerar a economia circular dos plásticos. Assim, reafirma seu compromisso em proteger o clima, eliminar resíduos e fechar o ciclo por meio do desenvolvimento de uma resina de plástico reciclado pós-consumo de alta performance e com rigoroso controle de qualidade, REVOLOOP™.

A diretora de sustentabilidade da Dow para a América Latina, Carolina Mantilla, comenta que “o REVOLOOP™, utilizado pela Lord na produção do filme shrink, é produzido no Brasil através de uma parceria entre a Dow e a Boomera LAR e, além do impacto ambiental, também tem um impacto social importante, já que contribui no fortalecimento e formalização do trabalho realizado pelos catadores que tiram dessa atividade o sustento de suas famílias”. Letícia Vanzetto, gerente de desenvolvimento de mercado da Dow, também destaca que “a colaboração entre os diferentes integrantes da cadeia de valor é parte fundamental para a implementação de iniciativas que tragam uma nova vida para os resíduos plásticos, fomentando a circularidade nessa cadeia.”

A Cargill, fornecedora de produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais, recentemente divulgou a substituição de caixas de papelão por shrink (embalagem plástica) na linha do óleo Liza, uma decisão alinhada com os compromissos de Sustentabilidade da empresa. A decisão foi tomada após a conclusão de um estudo de análise do ciclo de vida (ACV), onde foi comprovado que a mudança traria uma redução significativa no impacto ambiental.

A escolha do shrink com conteúdo PCR se deu após análise do ciclo de vida para melhor desempenho e minimização do impacto ao meio ambiente em comparação a outras possibilidades consideradas. Além da oportunidade de negócios, a iniciativa fortalece ainda mais novos hábitos de consumo pós-pandêmicos pautados na Responsabilidade socioambiental.

Márcio Barela, coordenador de sustentabilidade da Cargill, afirma que “a mudança permitiu uma redução de 71% no consumo de água e 65% na emissão de gases do efeito estufa, se considerarmos um ano de transporte de produtos Liza”, ainda assim, a aposta em inovação permitiu o uso do shrink produzido com resinas recicladas através da parceria de dois outros grandes players do mercado, Lord e Dow.

Atuando com seriedade e responsabilidade, garantimos que nossos produtos, após o uso e descarte correto, sejam 100% reciclável. Juntos, fazemos da sustentabilidade, parte fundamental de nossos negócios e da estratégia da marca Liza.

(Fonte: Agência Oribá, 01 de setembro de 2022)