Liners de figurinhas da Copa Mundo são recicladas em ação conjunta entre empresas e o MovimentosSobreNós


Tudo começou com a iniciativa do casal Sérgio e Patrícia do @MovimentosSobreNós ao realizar a ação de separar e destinar para reciclagem os liners das figurinhas da Copa do Mundo 2022 e para surpresa deles, ganharam uma ampla divulgação e engajamento nacional. Eles envolveram a Polpel e MD Papéis, que já haviam desenvolvido um projeto com a Natura, onde a solução foi justamente fazer a desagregação dos componentes do liner para destinar à reciclagem.

Algumas empresas, colégios, condomínios e outras instituições participaram coordenando coletas dos liners para serem enviados para reciclagem na Polpel. Empresas como Avery Dennison e DOW também separaram e enviaram resíduos de liners das figurinhas. A Valora fez a logística de coleta na maioria dos pontos de coleta participantes.

E foi além, o projeto também esteve presente em alguns eventos como do iFood realizado no Ibirapuera, ação coordenada pela Green Plat.

Entenda melhor o conceito dessa ação

O liner é conhecido como o “protetor” do adesivo, aquele papel com uma fina camada de silicone que facilita o descolamento do adesivo.  Por conta dessa camada de silicone o liner não pode ser reciclado como um papel comum (com fibras de celulose/aparas) e por isso ele demora mais para se decompor quando descartado.

A Polpel que possui a tecnologia para separar as camadas do liner, recebeu todos os liners da figurinha da Copa do Mundo 2022 coletados e fez o processo, destinando para MD Papéis a celulose/papel extraído desse procedimento para ser reutilizado na produção de um novo papel.

O Resultado

Após toda a campanha, os frutos dessa ação são admiráveis totalizando 244,5 kg de liners coletados, quase 1 milhão de versos de figurinhas e 70 instituições participantes com um número incontável de pessoas envolvidas.

A diversão foi garantida, mas a responsabilidade ambiental e social também teve seu espaço e esperamos que nas próximas edições essa conscientização contagie mais e mais pessoas.

(Fonte: MD Papéis, 23 de fevereiro de 2023)

Deixe seu comentário

  • Cláudia Branco da Cu

    06/03/2023

    Admirável. Que na próxima Copa tragamos essa taça da sustentabilidade e esse presente para o meio ambiente!