Irani amplia oferta de produto no mercado de embalagens sustentáveis com linha antimicrobiana


A Irani Papel e Embalagem S.A., uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, segue inovando e ampliando a oferta de soluções mais seguras no mercado. A linha antimicrobiana, inicialmente aplicada no papel utilizado na produção de caixas e chapas de papelão ondulado, agora está disponível também em bobinas de papel (linha BagKraft). O objetivo é expandir o produto para empresas de diferentes segmentos e intensificar a proteção contra a transmissão de fungos, bactérias e vírus.

A linha antimicrobiana foi a primeira embalagem de papel com tecnologia antiviral, antibacteriana e antifúngica do Brasil. Desenvolvida pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da Irani em parceria com a Nanox Tecnologia, empresa especializada em materiais inteligentes, nanotecnologia e antimicrobianos, sua produção se concentra nas unidades de papel e embalagem da companhia localizadas no município de Vargem Bonita, interior de Santa Catarina.

O produto, fabricado com matéria-prima reciclada, conta com componentes atóxicos com íons de prata, que criam uma barreira de proteção e inativam fungos, bactérias e vírus da superfície da embalagem, garantindo assim mais higiene, saúde e proteção aos produtos que acomoda e também às pessoas que manuseiam a embalagem. A solução tem como diferencial ainda a durabilidade, já que a proteção antimicrobiana permanece ativa durante toda a vida útil do papel e da embalagem, mesmo se entrar em contato com outras substâncias.

“O lançamento da linha antimicrobiana Irani foi um marco na história da indústria de papel e embalagens sustentáveis do país, especialmente no momento em que nós nos encontrávamos, o auge da pandemia do coronavírus. Agora, após um amplo estudo sobre tendências de consumo, concluímos que o produto tem potencial de mercado para ser ofertado de outra forma, atender ainda mais empresas e dar continuidade aos cuidados com a saúde dos consumidores”, diz Sérgio Ribas, diretor-presidente da Irani.

O executivo reforça que a Linha Antimicrobiana Irani poderá alcançar um público ainda maior, ampliando a oferta de um produto seguro contra fungos, bactérias e vírus. “O propósito da Irani é transformar a vida das pessoas com atitudes e soluções sustentáveis. E entendemos que com a linha antimicrobiana vamos proporcionar mais higiene, saúde e segurança à população em geral, ainda mais agora que o papel e embalagens de papelão estão cada vez mais presentes no dia a dia”, completa.

Para a obtenção do produto, as micropartículas de prata são inseridas na composição do papel no momento de sua fabricação, garantindo assim que a proteção seja efetiva durante todo o ciclo primário do produto. A bobina resultante do processo é comercializada e o papel, já com o composto aplicado, é convertido em chapas de papelão ondulado que podem ser comercializadas dessa forma ou ainda convertidas em caixas. Nos produtos finais, bobinas, caixas e chapas, a inativação dos fungos, bactérias e vírus acontece quando entra em contato com a prata e sofre uma oxidação, ocasionando a quebra de sua membrana e criando uma barreira de proteção no próprio papel à base de nanotecnologia. 

Com 99% de inativação de fungos, bactérias e vírus no papel e 99,9% em chapas e caixas, segundo testes realizados, a Linha Antimicrobiana comercializada em bobinas de papel pode ser convertida em sacos de delivery, sacolas para varejo, entre outros. Já as chapas de papelão ondulado podem ser convertidas em diversos produtos como caixas, brinquedos para crianças e itens para pets, enquanto as caixas podem ser utilizadas para acondicionamento e transporte dos mais diversos itens, como embalagens para e-commerce, entre outros. 

Para desenvolver o produto, a Irani realizou uma série de testes junto à Nanox Tecnologia. Na etapa final, os testes foram conduzidos pela empresa especializada Quasar Bio, referência em ensaios com SARS-CoV-2 (Covid-19) e realizados em laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, a USP. 

 Sobre a Irani

Fundada em 1941 e controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da Região Sul do País, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens de papelão ondulado no Brasil, além de ser referência no setor de papel para embalagens (rígidas e flexíveis). Com produção integrada, florestas próprias, energia autogerada e máquinas e equipamentos constantemente atualizados, a Irani produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, resinas de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade e competitividade.  A Irani possui 5 unidades produtivas: duas em Vargem Bonita (SC), uma em Santa Luzia (MG), uma em Indaiatuba (SP) e uma em Balneário Pinhal (RS), além de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), e conta com mais de 2.200 colaboradores.

(Fonte:  Assessoria de Imprensa Irani, 09 de março de 2022)