Inovação, circularidade e sustentabilidade: o caminho da activas pela gestão ESG


A activas, uma das maiores distribuidoras de resinas termoplásticas do país, está intensificando as ações internas e externas com o objetivo de adotar de forma crescente as práticas de gestão segundo o modelo ESG. Essa preocupação faz parte da agenda da empresa desde antes do termo se popularizar entre outras empresas do setor de distribuição de resinas plásticas.

Para concretizar esse objetivo estratégico, a activas busca tratar os temas socioambientais de forma integrada, com o mesmo peso, relevância e visibilidade com que conduz os seus negócios. Com este fim, tem investido de forma consistente, desde 2019, na evolução do seu modelo de gestão, para que atenda às demandas da sociedade de forma ainda mais abrangente, aliando suas diretrizes comerciais e operacionais às melhores práticas de sustentabilidade.

No aspecto social, destaca-se a jornada da empresa para a certificação do Sistema B (ou B Corp). As Empresas B são um novo tipo de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. 

A busca por inovações tem promovido evoluções também no aspecto ambiental. Exemplo disso é a ampliação do portfólio da activas com produtos que valorizam a economia circular.  Parte fundamental deste processo com foco nas melhores práticas sustentáveis é a ampliação das parcerias estratégicas da empresa, com a oferta crescente de produtos para os fabricantes que atendem ao setor de embalagens, um dos maiores consumidores de resinas termoplásticas do país.

Recentemente, a activas se tornou distribuidora oficial e exclusiva da Earth Renewable Technologies (ERT), fabricante de plásticos de origem renovável e compostável com tecnologia biodegradável. A ERT produz no Brasil uma solução alternativa a plásticos derivados de petróleo com fim de vida biodegradável. São biopolímeros, ou plásticos de base orgânica, feitos a partir de fontes renováveis, com inúmeras possibilidades de aplicação na indústria, sendo perfeitamente aplicáveis ao conceito de economia circular.

Saiba mais sobre os produtos distribuídos pela activas: https://activas.com.br/

(Fonte: Activas, 14 de dezembro de 2021)