Embalagem monomaterial em PET agrega sustentabilidade ao mercado de frutas, legumes e verduras


Alinhada às novas demandas do mercado por produtos naturais, saudáveis e convenientes, a Terphane, de filmes PET (poliéster), desenvolveu soluções específicas para atender ao crescente mercado de FLV (frutas, legumes e verduras).

Como explica Juliana Sioli, Executiva de Desenvolvimento de Novos Negócios, a expertise da Terphane resultou em soluções inovadoras para este segmento.

Estamos falando de filmes seláveis e sustentáveis, com propriedades anti fog, que melhoram a experiência do consumidor no ponto de venda e aumentam a vida de prateleira dos produtos. O consumidor visualiza o que está levando para casa e sabe que a embalagem usada é ambientalmente correta, por ser monomaterial, reciclável e, em alguns casos, produzida com materiais PCR (reciclados pós consumo)”.

Segundo Juliana, os filmes de poliéster da Terphane atendem a uma outra demanda da atualidade: maximizar a vida útil do produto, minimizar seu desperdício e aumentar a percepção de valor sobre o produto, sobre a marca e sobre a empresa. “Mas existe uma barreira cultural a ser vencida. Ainda há um certo desconhecimento sobre o potencial dos filmes de poliéster para FLV. Muitos ainda acreditam que só existem soluções com outros materiais ou que as embalagens precisem ser multimateriais para terem as barreiras necessárias para preservar os alimentos. Este é o nosso desafio: mostrar que a solução em poliéster monomaterial é viável e já está disponível.”

E os filmes seláveis de poliéster, da linha Sealphane®, fazem todo o sentido para este segmento. Além de aumentar a vida de prateleira de frutas, verduras e legumes frescos, esta embalagem garante a integridade do produto durante as etapas de transporte e armazenagem, evitando desperdício. Ganha-se ainda na logística pela possibilidade de empilhamento das embalagens; mais embalagens ocupando menos espaço. As vantagens se tornam mais expressivas se o canal de venda for o autosserviço; as oportunidades também aumentam quando pensamos no crescimento das vendas on line nesta categoria de produto.

Outra vantagem lembrada por Juliana Sioli é que os filmes Sealphane® têm altíssima transparência e funcionalidade de anti embaçamento (anti fog), permitindo que o consumidor visualize o produto ou desfrute de imagens impressas com altíssima qualidade, inclusive quando o produto é exposto em gôndolas refrigeradas. Os filmes seláveis também podem ser de fácil abertura (easy open), dispensando o uso de utensílios.

A linha de filmes sustentáveis Ecophane® PET PCR (poliéster reciclado pós consumo) também é indicada para a produção de embalagens para FLV. Esta linha é produzida com, no mínimo, 35% de PCR em sua composição. Ou seja, além de garantir um menor uso de matérias-primas virgens, os filmes estimulam a circularidade das embalagens.

(Fonte: Embanews, 1 de outubro de 2022)