UPM Specialty Papers e Fazer desenvolvem uma solução de embalagem reciclável sem revestimento plástico


A UPM Specialty Papers e a Fazer desenvolveram em conjunto um novo tipo de embalagem para as tortas de aveia e arroz da Fazer. O tradicional papel plástico laminado para embalagens foi substituído por uma solução inovadora de papel, mais fácil de reciclar e que não compromete a proteção que confere aos produtos. A embalagem conquistou o WorldStar, ScanStar e New Wood e já pode ser encontrada nos corredores de alimentos refrigerados dos supermercados finlandeses. As tortas de arroz são um lanche tradicional consumido em toda a Finlândia, com uma crosta fina de centeio – ou neste caso de aveia – e recheio de mingau de arroz.A nova embalagem está alinhada tanto com a visão de embalagem sustentável da Fazer quanto com a estratégia Biofore da UPM. Ela é o resultado de mais de dois anos de trabalho de desenvolvimento de longo prazo para garantir a reciclabilidade das embalagens sem comprometer a segurança alimentar e a qualidade das tortas de arroz.

“Estamos trabalhando em estreita colaboração com a cadeia de valor de embalagens para atingir as metas de embalagens responsáveis da Fazer. Cada parceiro traz conhecimentos valiosos para o trabalho de desenvolvimento. Este projeto combinou a experiência da Fazer na produção de alimentos e no processo de produção, garantindo ao mesmo tempo a segurança alimentar, com a experiência no desenvolvimento de papéis especiais da UPM Specialty Papers. Estamos impressionados com a nova embalagem, que é bem mais fácil de reciclar, protege e preserva a alta qualidade das tortas de aveia e arroz até a data de validade. A solução de embalagem funciona em nosso processo de embalagem existente e alcança tudo isso reduzindo materiais de origem fóssil”, afirma Piia Soininen-Tengvall, diretora de desenvolvimento de embalagens da Fazer.

As embalagens de alimentos possuem propriedades protetoras que tradicionalmente são fornecidas pelas embalagens plásticas ou pela laminação do plástico na superfície do papel.

No papel de embalagem desenvolvido pela UPM Specialty Papers, tanto as propriedades de barreira quanto de vedação térmica foram incorporadas sem uma camada separada de laminação plástica. As propriedades de barreira são projetadas para proteger o produto dentro da embalagem até a data de validade, garantindo ao mesmo tempo que, por exemplo, a gordura do produto não possa penetrar na embalagem.

“Os papéis de embalagem têm a vantagem de serem recicláveis dentro de uma infraestrutura de reciclagem de fibra amplamente estabelecida. Hoje, mais de 80% do material de embalagem à base de fibra utilizado na Europa é reciclado. O nosso desenvolvimento de produtos baseia-se sempre na premissa de garantir a reciclabilidade, além de garantir a segurança do produto e as propriedades funcionais exigidas”, afirma Susanna Hyrkäs, gerente sênior de sustentabilidade da UPM Specialty Papers.

A nova embalagem das tortas de aveia e arroz é baseada no papel barreira UPM Confidio TM, que é termoselável. No teste de reciclabilidade, o rejeito de reciclagem do papel UPM Confidio não impresso é de cerca de 1%, o que significa que cerca de 99% do papel pode ser usado para criar produtos novos e reciclados. O rejeito de reciclagem de embalagens de papel revestidas de plástico é significativamente maior.

(Fonte: Clube da Embalagem, 03 de abril de 2024)