Plastiweber Anuncia Integração À Sistema Inédito De Rastreio De Plásticos Reciclados No Brasil


A Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico, anunciou que está fazendo uso pioneiro da ‘Recircula Brasil’, plataforma que rastreia os resíduos plásticos desde a origem até a reinserção como matéria-prima na fabricação de novos produtos.

Idealizada pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e desenvolvida pela Central de Custódia, a ferramenta é considerada inovadora no país e visa dar base à estruturação e à transparência do setor da reciclagem por meio do mapeamento de toda a cadeia produtiva.

A partir da inserção de notas fiscais eletrônicas, os recicladores e transformadores que utilizarem o sistema poderão acompanhar e ter um balanço em massa de todas as suas operações, de forma validada por um terceiro e sem possibilidade de adulteração dos dados. O processo viabiliza a reintrodução de resíduos plásticos na cadeia produtiva com o lastro de origem dos materiais, garantindo transparência e segurança jurídica. Assim, a plataforma Recircula Brasil permite a acreditação da circularidade do material.

Convidada como parceira da Abiplast para participar da elaboração da plataforma Recircula Brasil e dos primeiros testes, a Plastiweber entrega ao mercado embalagens certificadas feitas com até 100% de plástico reciclado pós-consumo. Para a empresa, o sistema facilita a identificação de todos os pontos da cadeia de reciclagem, com informações que podem ser usadas para beneficiar e expandir a operação, além de fortalecer novas iniciativas do setor.

– Estamos em um momento difícil, no qual a reciclagem do plástico tem sido até chamada de farsa. Mas é um setor que vem resistindo há muito tempo e que tem enorme potencial de crescimento, e não cresceu mais por não contar com apoio, políticas públicas, investimentos e incentivos tributários. Na Plastiweber, nós reciclamos centenas de milhões de embalagens flexíveis pós consumo com excelência todo ano, e estamos preparados para crescer 400% em poucos anos. Para isso, precisamos de uma solução como a que a plataforma Recircula Brasil proporciona. Quando surgiu a oportunidade, fomos os primeiros a nos prontificar para o uso do sistema e ficamos muito felizes com o resultado – comenta o CEO e Líder de Economia Circular da Plastiweber, Moisés Weber.

O Brasil está sendo pioneiro neste tipo de iniciativa graças ao uso das notas fiscais eletrônicas, que só existem no país e alimentam o sistema. Ao utilizá-lo, os usuários contarão com benefícios como: a valorização da matéria-prima reciclada e do produto com conteúdo reciclado, visto que os materiais serão rastreados, com segurança jurídica; a verificação independente de dados; a garantia de reciclagem de resíduos plásticos; e a contribuição para bater metas. A plataforma Recircula Brasil reunirá, ainda, dados consolidados da cadeia produtiva pós-consumo para a elaboração de projetos e de políticas públicas, fortalecendo essa indústria.

– Nós conseguimos mapear a cadeia do material desde a cooperativa, passando pelos fornecedores e pelo processamento na Plastiweber, até chegar às embalagens recicladas utilizadas pelos nossos clientes. Isso inspira confiança e credibilidade. Nosso desejo é que as empresas vejam cada vez mais o valor no uso do plástico reciclado – complementa Weber.

A Abiplast, uma das responsáveis pela plataforma Recircula Brasil, tornou-se entidade credenciada do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, na 5ª Sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Por isso, em 2023, a associação esteve presente, em Paris, em um encontro para discutir o Tratado Global para Combate à Poluição Plástica. Em evento paralelo, a convite da Associação Internacional de Resíduos Sólidos, o Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf, apresentou a plataforma para representantes do setor de todo o mundo.

– A plataforma responde e mensura as principais questões de cada etapa do processo de produção da cadeia da reciclagem: quem coletou, quem transformou em resina reciclada, para quem a resina foi vendida, que produto foi feito e quanto de conteúdo reciclado tem no produto final – destaca o Presidente Executivo da Abiplast, Paulo Teixeira. (Fonte: Assessoria de Imprensa Plastiweber, 15 de março de 2024)