Danone recebe reconhecimento por trabalho ambiental


A Danone recebeu uma pontuação de ‘triplo A’ da organização sem fins lucrativos CDP, devido a seus esforços ambientais no combate às mudanças climáticas, ao desmatamento e pela proteção dos ciclos da água.

A empresa francesa é uma das seis empresas – entre as 8.400 organizações avaliadas – com uma pontuação AAA pelo CDP, a instituição de caridade internacional que administra um sistema de divulgação global, permitindo que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ambientais.

O CDP utiliza uma metodologia detalhada e independente para avaliar as empresas, atribuindo uma pontuação de A a D com base na abrangência da divulgação, conscientização e gerenciamento de riscos ambientais e da demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental.

Como parte de sua jornada rumo à neutralidade do carbono em toda a sua cadeia de valor até 2050, a Danone estabeleceu metas intermediárias de redução de carbono para 2030, que foram oficialmente aprovadas pela iniciativa Metas Baseadas na Ciência, em 2017.

A estratégia da Danone baseia-se na redução de emissões, na transformação de práticas agrícolas para sequestrar mais carbono no solo, na eliminação do desmatamento de sua cadeia de suprimentos de commodities e na compensação das emissões que permanecem.

Emmanuel Faber, Presidente e CEO da Danone, disse: “Estamos muito orgulhosos de obter uma pontuação ‘triplo A’ pelo CDP, que está realmente ajudando as organizações a construir uma economia mais sustentável, medindo e compreendendo seu impacto ambiental. Gostaria de agradecer às nossas equipes por essa grande conquista, que reconhece a resiliência do modelo de negócios que estamos construindo de forma transparente: ‘One Planet. One Health’. Isso nos encoraja a continuar trabalhando com parceiros para impulsionar a mudança e levar em conta as principais externalidades positivas e negativas, cruciais e disponíveis para financiar um crescimento radicalmente mais inclusivo, multidimensional e resiliente”.

Paul Simpson, CEO do CDP, disse: “Parabéns às empresas que alcançaram uma posição na Lista A este ano, por liderar em desempenho ambiental e transparência. A escala dos riscos comerciais de emergência climática, do desmatamento e de insegurança hídrica é vasta – assim como as oportunidades de enfrentá-los – e está claro que o setor privado tem um papel vital a desempenhar neste momento crítico. As empresas da Lista A estão liderando o mercado em sustentabilidade corporativa, enfrentando riscos ambientais e se preparando para prosperar na economia de amanhã.”

A Danone recentemente reforçou seu compromisso com a assinatura do acordo “Ambição de Negócios a 1,5°C”, ao lado de outras 190 instituições.

A empresa disse que continua totalmente comprometida com a eliminação do desmatamento na produção de commodities de sua cadeia de suprimentos até 2020. Em 2019, a Danone, juntamente com 18 empresas com visão de futuro e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), lançou uma coalizão liderada por empresas – One Planet Business for Biodiversity” (OP2B) – para proteger e restaurar a biodiversidade em sua cadeia de suprimentos e portfólios de produtos, com o objetivo de eliminar o desmatamento, aprimorar o gerenciamento, a restauração e a proteção de ecossistemas naturais de alto valor.

Para continuar transparente, a Danone se juntará à Força-Tarefa FSB sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD), que desenvolve divulgações voluntárias e consistentes de riscos financeiros relacionados ao clima, para ser usado pelas empresas no fornecimento de informações a investidores, credores, seguradoras e outras partes interessadas.

(Fonte: MilkPoint, 07 de fevereiro de 2020)

Deixe seu comentário

  • Marcelo R.Lima

    22/10/2020

    É bom saber que a Damone se preocupa com o meio ambiente e promove políticas para o desenvolvimento da mesma .