COP 30 – Chamada para Ação: Setor Produtivo pela Logística Reversa de Embalagens e Mudanças Climáticas
01/12/2025

A COP 30, em Belém, foi reputada como a COP da implementação, marcada por esforços da Presidência da República em transformar discursos em ações concretas, seja por governos, empresas ou sociedade civil. O papel do setor privado é decisivo para essa agenda: inovar e investir para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.
Segundo a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a extração e o processamento de recursos naturais causam metade [50%] das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) e mais de 90% da perda de biodiversidade. No entanto, a discussão sobre mudanças climáticas vem subestimando o potencial da economia circular para redução de GEE, baseando-se prioritariamente na transição do modelo energético (da energia “suja” para a energia limpa).
Segundo a Ellen MacArthur Foundation (EMF), a transição para energias renováveis endereça ~55% das emissões globais, apenas. Para atingir as metas climáticas, é indispensável tratar os 45% restantes ligados a como produzimos e usamos materiais e alimentos — campo em que estratégias de economia circular reduzem significativamente as emissões.
Portanto, a conexão entre a economia circular, a logística reversa e a ação climática é direta e mensurável, sendo indispensável e urgente para atingir as metas climáticas globais!
O estudo Impactos da Reciclagem na Emissão de Carbono, elaborado em parceria entre a eureciclo e a consultoria Planton, trouxe dados inéditos para o Brasil, contemplando a matriz energética e a realidade das organizações de catadores e de operadores privados de gestão de resíduos. O estudo quantificou o impacto de substituir a extração de matéria-prima virgem e o descarte em aterro (caminho não circular) pela reciclagem dos materiais (caminho circular). Os resultados do estudo comprovam o papel estratégico da reciclagem na mitigação das mudanças climáticas:
A cada 1 tonelada de material reciclado, em média, 2 toneladas de CO2 equivalente (tCO2e) são evitadas. Nesse cenário, o Instituto Giro e a eureciclo fazem um chamado para ação: um compromisso prático para empresas converterem suas metas de reciclagem em resultados climáticos reais! Participe do evento Download COP30: o elo entre a economia circular e as mudanças climáticas.
DOWNLOAD COP 30 – O elo entre a economia circular e as mudanças climáticas
O Instituto Giro e a eureciclo participaram ativamente da COP 30, em Belém, e agora convidam para uma discussão sobre os principais compromissos estabelecidos na conferência e como a economia circular pode ser uma estratégia inovadora de mitigação das mudanças climáticas. Dia 02 de dezembro – 16h – Local: Casa ABRE – SP – Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777 – 18º Andar. Alto de Pinheiros
Evento presencial para convidados – apenas 30 vagas.
Inscrições gratuitas até o dia 28/11 pelo link: https://forms.gle/NQWMdmHr629kwVWP6
(Fonte: Assessoria de Imprensa Giro, 26 de novembro de 2025)