Cervejaria lança solução em embalagem com papel-semente que vira hortaliças


https://www.gazetadopovo.com.br/haus/wp-content/uploads/2019/10/04160643/ecopack-patagonia-21-1002x564.jpg

Você compra uma cerveja, enterra a embalagem e, em algumas semanas, nasce da terra um pé de manjericão. Pode parecer uma ideia fora da casinha, mas ela já é uma possibilidade. A cervejaria argentina Cerveza Patagonia lançou, no começo de outubro, uma versão 100% biodegradável da sua embalagem de seis unidades.

Seu diferencial é a vida que o papel ganha após o descarte. Na sua composição, o material tem sementes vivas, que podem brotar diferentes tipos de hortaliças se plantados – agrião, tomate, manjericão. Para isso, basta rasgar o papel, cobrir com terra e regar periodicamente.

Batizada de Eco Pack, a embalagem foi realizada em parceria com a empresa Papel Semente, que recicla papel para a produção deste tipo de material. Para que as sementes não morram, o papel é impresso com tinta atóxica e à base d’água. Foram necessários cinco meses de desenvolvimento do projeto até se chegar ao resultado final.

“São oito folhas de papel que vão se juntando uma sobre a outra até dar a espessura necessária”, detalha Guilherme Almeida, Gerente de Marca da Patagonia no Brasil. “A ideia surgiu para unir o útil ao agradável: sem perder a comodidade e aliando sustentabilidade”.

Foram produzidas, de início, 300 embalagens, exclusivas para a cerveja Amber Lager – que, segundo Almeida, é a que mais se adapta ao paladar do brasileiro. A novidade já está disponível nos dois bares da marca no Brasil, um localizado em Curitiba e o outro, em Florianópolis. Ela também será comercializada via e-commerce através do Empório da Cerveja.

“A ideia é que esta primeira produção sirva de teste, já que a intenção é fazer o projeto crescer, com mais embalagens produzidas desta forma”, explica.

(Fonte: Gazeta do Povo, 04 de outubro de 2019)