CBA conquista a renovação das certificações ASI Performance Standard V2 e de Cadeia de Custódia V1 para produção sustentável de alumínio


A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) acaba de renovar a sua certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative) Performance Standard V2 para a fabricação de alumínio. Com isso, a empresa confirma seu bom desempenho e pode continuar operando com segurança e com responsabilidade nas suas unidades de produção (Alumínio/SP, Metalex/SP e Itapissuma/PE), de mineração (Poços de Caldas, Miraí e Itamarati em Minas Gerais) e sede administrativa, localizada em São Paulo.

A certificação ASI Performance Standard define princípios e critérios ambientais, sociais e de governança, com o objetivo de abordar questões de sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio. Desta forma, as empresas certificadas passam a obter a garantia independente de produção e administração responsáveis de alumínio.

Durante o processo, a CBA também manteve seu certificado de ASI Cadeia de Custódia V1 por meio da auditoria de vigilância a qual foi submetida. A auditoria avalia o gerenciamento de materiais e os requisitos de fornecimento da Cadeia de Suprimentos, a fim de demonstrar que os materiais e produtos que estão sendo adquiridos, rotulados e vendidos são originários de uma boa administração, fontes controladas de sucata e que as declarações associadas são verdadeiras e precisas. Os padrões ASI são aplicáveis em toda a cadeia de fornecimento, da mineração aos produtos transformados, que utilizem alumínio em seus produtos.

As unidades de Alumínio (SP), Itapissuma (PE), a sede administrativa (SP) e as unidades de mineração de Bauxita de Poços de Caldas (MG), Miraí (MG), Itamarati (MG) da CBA renovaram a esta certificação.

(Fonte: Agência Fato Relevante, 25 de outubro de 2022)