Casa so+ma de Campo Largo já recebeu mais de 7 toneladas de recicláveis


Apoiado pela SIG, o programa já cadastrou mais de 320 pessoas que levaram seus materiais, acumularam créditos e trocaram a pontuação por benefícios.

Com apenas dois meses de funcionamento, a casa so+ma de Campo Largo, localizada em frente ao CIOSP, já recebeu mais de 7 toneladas de recicláveis. A iniciativa foi inaugurada recentemente e desde então conquista uma participação ativa da população. Apoiada pela SIG, líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens cartonadas assépticas, também conta com as parcerias do Governo do Paraná, Prefeitura de Campo Largo, do Instituto Recicleiros e da Cooperativa Recicla Campo Largo. A nova unidade atende aproximadamente 133,8 mil moradores da cidade.

“Estamos muito contentes com a participação ativa dos moradores, porque mais do que receber os recicláveis, nosso objetivo é mudar o comportamento da população de forma positiva, pois esta é a meta da so+ma”, conta Claudia Pires, CEO e fundadora da so+ma. Mais de 320 moradores que se cadastraram no aplicativo da so+ma, levaram os materiais, acumularam pontos e trocaram por benefícios como alimentos, itens de higiene, cursos, entre outros produtos.

“A SIG é uma empresa comprometida com o meio ambiente e a comunidade e tem como objetivo ser uma empresa de impacto positivo, ou seja, devolver mais para o meio ambiente e sociedade do que tiramos e temos uma estratégia local de circularidade com o objetivo de gerar transformação social e ambiental na gestão de resíduos no brasil. São parcerias como a que temos com o programa so+ma vantagens para mudança de comportamento do cidadão para a reciclagem, que fortalecem a nossa estratégia de sustentabilidade”, confirma Isabela De Marchi, Gerente de Sustentabilidade SIG na América do Sul.

Além da parceria com a SIG, a startup também possui uma ação nas escolas municipais de Campo Largo que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Campo Largo, onde os alunos levam seus recicláveis, são cadastrados, acumulam créditos e podem trocar por materiais escolares, brinquedos, ingressos de cinema e vale-cultura.

Para Tiago Maister, secretário municipal de Meio Ambiente de Campo Largo, mesmo com tão pouco tempo de implementação, essa parceria do Município com a casa so+ma tem sido muito satisfatória, especialmente pelas mudanças de hábitos e pela participação que se está verificando. “Também a localização central é um fator que ajuda, porque moradores de diversas regiões, bem como os comércios do entorno, já aderiram ao programa e estão lá com frequência. Felizmente o programa também está fazendo diferença para muitos trabalhadores autônomos que passam por lá e trocam pontos por itens básicos de alimentação. Os resultados não poderiam ser melhores”.

Os materiais mais recebidos na so+ma são: eletrônicos em primeiro lugar com mais de 2,8 toneladas, papel e papelão em segundo com mais de duas mil toneladas e vidro em terceiro com 624 quilos. Todo o material é enviado para a cooperativa Recicla Campo Largo.

“Tem sido muito bacana e agregador a parceria com a so+ma. Vejo que o aumento de massa de materiais na cooperativa só cresce a cada dia, pois acredito que a separação feita pela população está surtindo efeito. É muito legal ver os adultos e crianças, por meio do programa so+ma nas escolas, participando e incentivando seus pais. A separação de qualidade dos materiais é sem dúvida uma das melhores ações que já nos aconteceu, pois são recicláveis que vêm corretamente dividido, limpo e muito pouco é rejeito”, conta Gabriel Bueno, presidente da cooperativa Recicla Campo Largo.

(Fonte: Xcom, 31 de julho de 2023)