BASF lança marca com soluções para elevar a qualidade dos plásticos reciclados e incentivar a economia circular


A BASF acaba de lançar uma nova marca de produtos e soluções voltada para a reciclagem de materiais plásticos, B-Cycle. Seguindo seu compromisso de criar química para um futuro sustentável, o novo portfólio é bem amplo e tem por objetivo tornar mais robusto o processo de reciclagem mecânica e contribuir para que os materiais tenham as qualidades e características que permitam uma nova vida útil ao plástico. Desta forma, a companhia pretende viabilizar o aumento da economia circular na cadeia do plástico e a redução do descarte deste material no meio ambiente. O portfólio B-Cycle estará disponível, inicialmente, no Brasil, por meio da plataforma de comércio digital shop@BASF.

Como material essencial nos dias de hoje, o plástico protege alimentos, garante eficiência energética nos automóveis com a redução do peso e é um grande aliado para as indústrias farmacêutica e hospitalar, entre outros setores. Porém, o descarte ineficiente e dificuldades da reciclagem acabam gerando prejuízos ambientais. As soluções do portfólio B-Cycle resolvem desafios que dificultam a reciclagem, como o uso de cor nos plásticos, a mistura de tipos diferentes de polímeros, a degradação térmica e mecânica, além do odor e a perda de qualidade após os processos de reciclagem. Com as soluções B-Cycle, os materiais podem passar por diferentes ciclos de vida, sem perder propriedades importantes.

“A BASF tem o comprometimento com as indústrias que vai além de oferecer as melhores soluções e tecnologias ao mercado.  A sustentabilidade é um dos nossos pilares estratégicos, buscamos contribuir para a proteção do meio ambiente e fortalecer a engrenagem da economia circular”, afirma Antonio Lacerda, Vice-Presidente Sênior da BASF para a América do Sul. “E a digitalização é uma ferramenta importante para facilitar e garantir o acesso a esse know-how“, comenta.

“Investimos fortemente em Pesquisa & Desenvolvimento para oferecer soluções inovadoras e que atendam demandas estratégicas da indústria do plástico. Baseados na necessidade de nossos clientes, organizamos um portfólio robusto com toda a nossa expertise de décadas em aditivação para colaborar efetivamente com a economia circular”, afirma Tatiana Kalman, Vice-Presidente Sênior de Químicos de Performance para a BASF Américas.

O B-Cycle dispõe de produtos aplicados nas diversas etapas do processo de reciclagem, como a triagem de material, a lavagem para retirada de resíduos com baixo custo e a extrusão. Para esta última etapa, os aditivos oferecem estabilidade ao processo, melhoram as propriedades mecânicas e conferem proteção térmica de longa duração para prevenir a degradação e oferecer nova vida ao material.  São aplicados nos mais diferentes tipos de plásticos – desde embalagens flexíveis até para o processamento de plásticos rígidos, como lixeiras, tambores, peças automotivas e baterias.

“Queremos apoiar e contribuir para viabilizar a reciclagem plástica. As soluções do B-Cycle estarão disponíveis para toda a cadeia na América do Sul. A proposta é que nossos clientes tenham fácil acesso ao portfólio, conteúdo técnico e consultoria por meio de nossa plataforma digital e proporcionem ao seu público produtos cada vez mais sustentáveis em todos os níveis de produção”, finaliza Fabricio Soto, Diretor do negócio de Químicos de Performance para a BASF América do Sulç.

(Fonte: Máquina Cohn&Wolfe)