Avient e Plastic Bank reutilizam plástico oceânico para tampas de embalagens de luxo


A Avient Corporation, principal fornecedora de soluções e serviços de materiais especializados e sustentáveis, anuncia que está ampliando seu portfólio de Formulações Recicladas Gravi-Tech™ REC com até 60% de resíduos plásticos vinculados, além de enchimentos reciclados, fazendo com que o conteúdo total reciclado chegue a 98%. A nova classe oferece maior flexibilidade de design e processamento mais eficiente em comparação aos metais tradicionalmente usados em tampas e sistemas de fechamentos de embalagens de luxo.

Lançadas no início de 2023, as formulações recicladas Gravi-Tech REC da Avient são materiais poliméricos projetados com densidade modificada, incluindo conteúdo reciclado. Eles oferecem uma alternativa mais sustentável do que classes com densidade modificada baseadas em polímeros nobres ou virgens. Eles podem fornecer ao mercado de tampas e fechamentos de luxo como uma alternativa ao metal, que normalmente está associado a custos mais elevados de processamento e moldagem.

O novo grau, Gravi-Tech REC GT5200-5089 CI natural, é baseado em até 60% de material de resina polimérica Social Plastic ® do Plastic Bank, uma empresa social que coleta e recicla resíduos plásticos provenientes dos oceanos. Este alto conteúdo reciclado suporta uma redução da Pegada de Carbono do Produto (PCF) de >70% em comparação com material virgem tecnicamente comparável 1. Isto ajuda a equilibrar a resistência ao impacto e a densidade com a responsabilidade ambiental e permite maior flexibilidade de design e processamento eficiente através de métodos padrão de moldagem por injeção.

“A nova classe Gravi-Tech não apenas avança a ciência dos materiais, mas também contribui para o bem social”, disse Matt Mitchell, Diretor de Marketing Global, Materiais Especiais de Engenharia da Avient. O Social Plastic ®, proveniente do Plastic Bank, ajuda a aliviar a pobreza em comunidades vulneráveis, transformando os resíduos plásticos recolhidos num recurso valioso. Combinado com o know-how de formulação da Avient na tecnologia de densidade modificada e nossos esforços contínuos de qualificação de alternativas sustentáveis de matérias-primas, alcançamos um conteúdo total de reciclagem de até 98%. Esta integração ressalta o compromisso da Avient com a sustentabilidade ambiental e com o impacto social positivo.”

As formulações Gravi-Tech REC permitem efeitos visuais de superfície e estética, incluindo acabamento metálico galvanizado, toque frio e variação de cores. Eles podem ser usados para aplicações em embalagens de luxo e bens de consumo, como tampas e fechamentos de cosméticos, perfumes, bebidas destiladas e caixas de luxo. A densidade mais alta evita processos de duas etapas para inserções metálicas em embalagens de alto valor. A nova classe Gravi-Tech REC GT5200-5089 C é fabricada na Europa e está disponível comercialmente. Formulações adicionais compatíveis com contato com alimentos também estão disponíveis como parte do portfólio mais amplo da Gravi-Tech REC.

1 Os valores de PCF são calculados com a calculadora PCF da Avient, certificada pela TÜV, de acordo com a ISO 14067. (Fonte: Clube da Embalagem, 04 de março de 2024)