Artecola lança na Fimec novo produto a partir de caixa longa-vida reciclada


A Artecola lançou no dia 08/03 um produto inovador, criado a partir da reciclagem de caixas longa-vida. O novo Afix Arteforro® ECO 2040 foi desenvolvido para uso na estruturação e reforço de bolsas. O material tem 90% de sua matéria-prima originados da reciclagem de caixas da Tetra Pak, parceira da Artecola no projeto. “Nossa empresa quer liderar a mudança tecnológica pela sustentabilidade, e a cocriação é um de nossos pilares estratégicos. Nesse contexto, firmamos parceria com esta grande fabricante de embalagens longa-vida para dar novo destino a parte de seus resíduos. Nosso propósito é gerar inovação sustentável”, ressalta o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.

O lançamento aconteceu na Fimec 2022, feira da cadeira coureiro- calçadista que aconteceu no período de 08/03 a 10/03/22 na Fenac, em Novo Hamburgo (RS). “Somos expositores desde a primeira edição e estamos investindo cada vez mais na inteligência sustentável. Nossa energia criativa está focada em soluções com o máximo impacto positivo para o meio ambiente e para as pessoas”, destaca Kunst. Dentro desse enfoque, a empresa apresenta adesivos e laminados termoplásticos com reciclagem de matérias-primas, menor uso de solventes e redução do consumo de itens não renováveis.

O MATERIAL DE CAIXAS LONGA-VIDA – As embalagens longa-vida são usadas em larga escala e, até hoje, são de difícil reciclagem e aplicação por apresentarem três materiais diferentes em sua composição. A separação deles, quando possível, resulta em um plástico reciclado com mistura de papel e alumínio. “Somos a única empresa na América Latina que produz para o mercado produtos extrusados com fibra vegetal em sua composição. Isso facilitou nossa pesquisa para o desenvolvimento do Arteforro, porque já dominamos o processo com a mistura de fibras vegetais ao polímero”, diz a Doutora em Ciência e Tecnologia dos Materiais Alessandra Lemos, que atua na área de P&D da Artecola.

O novo produto contém 90% de matéria-prima reciclada, apresenta alta performance (o que não é comum em linhas com alto percentual de reaproveitamento) e é 100% reciclável. Todas estas características estão dentro do conceito de economia circular. “Criar um produto 90% reciclado e de alta performance ainda é um desafio. Conseguimos vencer esta barreira. O mercado de bolsas apresenta demanda média de 600 mil m²/ano de material estruturante. Se nosso produto fosse aplicado em toda esta demanda, seriam 360 toneladas de embalagens longa-vida recuperadas por ano”, compara o Presidente da Artecola.

A Tetra Pak trabalha com uma rede de cooperativas de catadores com 1.500 cooperativas cadastradas em todo o Brasil. São mais de 1 milhão de coletores de lixo, que dependem dessa atividade para o sustento familiar. “Estimulamos a reciclagem, ajudamos a gerar renda e tornamos nosso produto mais sustentável, fomentando a sustentabilidade em toda a cadeia coureiro-calçadista, que é a destinatária do novo produto”, enfatiza Eduardo Kunst. “Além disso, trabalhamos também com a sustentabilidade econômica para a nossa empresa, já que criamos um material para um segmento no qual ainda não atuávamos, que é o de materiais para estruturação de bolsas.”

A Artecola Com 73 anos, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Na atual estrutura, conta com três áreas de negócios – Indústria, Consumo e Extrusão – com um total de nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. A empresa produz adesivos, selantes e laminados termoplásticos para uso industrial, profissional ou doméstico em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agrobusiness.

Mais informações sobre a Artecola e suas linhas de produtos Afix podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br.

(Fonte:  Assessoria de Imprensa da Artecola, 08 de março de 2022)