Aptar Beauty + Home lança estudo sobre comportamento do consumidor pós-Covid-19 e define fluxos inovadores de trabalho


Um novo estudo global da Aptar Beauty + Home revela o impacto duradouro da pandemia do coronavírus no comportamento do consumidor e em suas necessidades de mudança. Além de identificar seis perfis de consumidores, o estudo está servindo de referência para o desenvolvimento de três fluxos de trabalho que pretendem oferecer soluções de produtos tranquilizadoras e protetoras. Higiene, omnichannel/e-commerce e sustentabilidade estão no centro desses fluxos de trabalho e discussões com os clientes.

O estudo Covid-19 da Aptar pesquisou 9.600 consumidores de produtos de beleza e cuidados domésticos em quatro países (China, França, Brasil e Estados Unidos) em duas ondas. Realizado no final dos períodos iniciais de isolamento social, em junho de 2020 e, em seguida, no auge da segunda onda pandêmica, em outubro de 2020, o estudo examinou o impacto econômico e social da crise do coronavírus na confiança do consumidor. Os resultados revelaram mudanças significativas nas prioridades e identificaram seis novos perfis de consumidores e necessidades correspondentes – alguns globais e alguns específicos para variantes geográficas e socioeconômicas.

Seis novos perfis de consumidores

“Nosso estudo revelou, por exemplo, que a Covid-19 levou alguns consumidores a reavaliar a saúde de suas casas e seu impacto no bem-estar mental. Esse aumento da ansiedade em torno da higiene e do bem-estar pessoal está afetando significativamente o espaço de Beleza e Cuidados Pessoais “, afirma Marie Jacquemin, Gerente de Estudos do Consumidor da Aptar Beauty + Home.

O estudo identificou seis perfis de consumidores definidos: os que permaneceram em grande parte Neutros pela pandemia; os Sobreviventes, com mentalidade faça você mesmo; os Reinventados e Ansiosos, que se voltam ativamente para o mercado em busca de soluções para novas preocupações e necessidades. Na França, 38% dos consumidores são Covid Conscientes e, ainda, os Mudados, que representam 23% dos consumidores, disseram que a consciência do perigo da Covid-19 os levaria a buscar produtos de limpeza novos e mais eficazes. No geral, o estudo revelou maiores preocupações dos consumidores em relação à higiene, eficácia e sustentabilidade.

Fluxos de trabalho de inovação

A Aptar Beauty + Home identificou soluções sem toque, limpeza, conforto em casa e antimicrobianas como o foco para os fluxos de trabalho em inovação. Já altamente desenvolvido na Ásia, por exemplo, o comércio sem contato exige uma resposta ágil da Aptar e de seus parceiros para garantir a distribuição omnichannel nos mercados ocidentais e em desenvolvimento.

“Depois de mergulhar nas principais descobertas, nossas equipes estão trabalhando arduamente em nossos fluxos de trabalho de inovação para fornecer soluções sem toque, em casa, e antimicrobianas para cada perfil do segmento. Outras inovações de produtos multifuncionais visam a oferecer soluções simplificadas para consumidores em movimento”, disse Marco Burigana, Diretor de Inovação da Aptar Beauty + Home.

Para a Aptar e seus clientes, a pesquisa do consumidor fornece um caminho claro para o desenvolvimento de produtos que efetivamente respondem às mudanças nas necessidades do consumidor no curto prazo e no médio a longo prazo. A inovação e o design do produto devem adotar uma abordagem baseada em valores, uma vez que responde às novas e incontestáveis ​​restrições de hoje.

Qual é o próximo cenário?

A pesquisa da Aptar confirma que, à medida que os consumidores continuam a buscar ativamente novos produtos e soluções em 2021, novas marcas diretas para o consumidor podem entrar no mercado. O consumo de produtos de beleza aumentará gradualmente na segunda metade do ano e, até 2022, se as condições de pandemia melhorarem devido às campanhas de vacinação generalizadas. Em 2023 e além verá as principais tendências pandêmicas de e-commerce e sustentabilidade se tornarem a norma, enquanto as preocupações com higiene, segurança, inocuidade e eficácia dos produtos de higiene doméstica se tornarão um reflexo para muitos consumidores.

“À medida que os consumidores lutam com o impacto contínuo da pandemia de coronavírus e evoluem seus comportamentos, planejamos realizar mais pesquisas qualitativas ainda este ano para ajudar a ajustar nossos canais de desenvolvimento e auxiliar ainda mais nossos parceiros”, afirma Cecile Abeille, Diretora de Comunicações e Marketing Digital da Aptar Beauty + Home.

(Fonte: Jubarte Comunica, 18 de março de 2021)