Antilhas vence prêmio na categoria Sustentabilidade com projeto de melhorias na impressão offset


Reconhecida pelas suas ações voltadas ao meio ambiente, a Antilhas foi premiada no prêmio Fernando Pini 2019, principal do setor gráfico brasileiro, pelo seu projeto em impressão offset.

“Os projetos de sustentabilidade são de suma importância para proteger os recursos naturais que utilizamos. É uma forma de devolver à natureza todo o recurso tirado do seu habitat. Para o setor de impressão em offset, os projetos se tornam mais importantes, já que é usada uma grande quantidade de álcool e também acontecem os descartes de água contaminada. Ser finalista do Prêmio Fernando Pini 2019, na categoria Sustentabilidade Ambiental, só mostra que a Antilhas está atingindo o seu objetivo de retribuição ao meio ambiente. O selo de reconhecimento é essencial para conscientização de todo um segmento em manter a natureza viva”, comenta Sandra Ramos, Gerente de RH e Sustentabilidade da Antilhas.

Alguns métodos foram incluídos para que o projeto de melhorias em impressão offset obtivesse resultados significativos, dentre eles o treinamento da equipe, ajuste e calibração do equipamento para adaptação do novo processo, além da instalação de filtro de geladeira no maquinário para reduzir o descarte de água infectada. 

“Dividido em duas fases, o projeto de eliminação do álcool na impressão offset foi aplicado entre 2018 e 2019. Em Junho, realizamos um comparativo entre os anos e o resultado não poderia ser mais satisfatório. Mesmo com a complexidade do processo e o desafio de fazer acontecer em apenas seis meses, conseguimos eliminar 100% o uso de álcool isopropílico no processo produtivo de offset – cerca de 12 mil litros ao ano. Na segunda fase, instalamos os filtros externos nas máquinas impressoras prolongando a vida útil dessa água, evitando assim, o descarte de mais de 3 mil litros de água contaminada que ficava armazenada nas geladeiras”, explica Geraldo Elias Damasceno, Coordenador Industrial.

O projeto de impressão que se preocupa com a natureza é mais uma ação da Antilhas para proteger o meio ambiente, garantir ganhos sustentáveis e econômicos reais. Além deste, a empresa sempre busca por alternativas ecológicas desde os processos de desenvolvimento de produtos até a comunidade.

(Fonte: Passo Avanti, 03 de janeiro de 2020)

Deixe seu comentário