Afinal, o que é consumo consciente?
07/08/2019
Antes de tudo, vamos aos fatos: se as formas de produção e consumo se mantiverem do jeito que estão, em menos de 50 anos serão necessárias duas Terras para atender às demandas de água, energia e alimentos. Não resta dúvida, algo precisa mudar! E um dos caminhos que apresenta mais chances de sucesso é o do consumo consciente.
No artigo desta semana, falamos um pouco sobre esse comportamento capaz de afetar positivamente a vida das próximas gerações!
A contribuição de cada um
Muito se fala nas responsabilidades e iniciativas das empresas rumo a um desenvolvimento sustentável. E com toda a razão! As marcas podem, de fato, desempenhar papéis importantes na construção de um futuro melhor e devem ser cobradas nesse sentido. Mas, e os consumidores? Como eles podem colaborar?
Bom, primeiro é preciso reconhecer que os hábitos de consumo impactam a economia, a sociedade e a natureza. A partir disso, o objetivo deve ser tentar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, escolhendo com consciência de qual marca comprar, a quantidade a se comprar, a maneira de usar e, não menos importante, a forma de descartar.
Isso é consumo consciente! Uma mudança de comportamento em que o ato de comprar passa a ser visto como algo maior, justamente por estar ligado ao propósito de fazer um bem real à sociedade.
Evitar o desperdício de alimentos, descartar corretamente os resíduos e escolher produtos de empresas com práticas condizentes com os pilares da sustentabilidade são atitudes que vão nessa direção. E, dessa forma, o consumidor contribui duplamente com um futuro melhor, já que, ao mesmo tempo em que considera os impactos do seu consumo, também usa do seu poder de compra para dar apoio às marcas com iniciativas sustentáveis.
Hábitos conscientes também impactam a produção
O consumo consciente, portanto, leva em conta tanto os impactos dos hábitos diários de cada pessoa, quanto os impactos das marcas com as quais ela engaja. E é por esse motivo que é possível afirmar que, da mesma forma que as empresas são capazes de incentivar práticas sustentáveis nos consumidores, estes também podem garantir que as marcas tenham atitudes mais responsáveis.
Pessoas levam em conta, por exemplo, como a marca se posiciona frente aos problemas sociais, como são as relações de trabalho dentro da empresa e como ela põe em prática os discursos de sustentabilidade. É a ideia de que consumidores conscientes (muitos com uma poderosa voz nas redes sociais) valorizam e consomem de marcas que também são conscientes.
Com isso, a tendência é que as empresas repensem suas formas de produção para torná-las mais condizentes com essa demanda — caso contrário, ficarão de fora de um mercado cujo público é bastante exigente em suas escolhas. Dessa maneira, o consumo consciente pode impactar positivamente as lógicas de produção, estimulando mudanças ainda mais abrangentes.
Consumo consciente ou consciência limpa?
Algumas pessoas podem até pensar que, quando uma pessoa opta por marcas mais sustentáveis, ela está fazendo isso apenas para se sentir menos culpada ou para ficar com a consciência limpa, já que, na prática, não estaria impactando nada.
No entanto, estudos apontam que consumidores que escolhem produtos e serviços com certificação de sustentabilidade, por exemplo, conseguem estimular mudanças reais e significativas. O motivo é que o melhor desempenho de empresas conscientes incentiva novas marcas a adotarem práticas de produção mais corretas com o meio ambiente, com as relações de trabalho e com os recursos naturais.
Comportamentos que são fundamentais
Mas é claro que o valor dos hábitos de consumo conscientes vai além do seu potencial de fazer as marcas serem mais sustentáveis. Apesar de ser algo importante, estamos falando de “apenas” uma consequência desses comportamentos. O principal é a própria mudança de mentalidade, que pode ser responsável por uma revolução em relação às práticas de consumo.
O descarte correto de embalagens, por exemplo, é determinante para que os materiais sejam reinseridos na cadeia de produção, reduzindo o volume daquilo que é descartado. Da mesma forma, optar por quantidades menores e mais condizentes com sua realidade de consumo é uma forma eficaz de minimizar os desperdícios, assim como reaproveitar os produtos e embalagens ao máximo.
São soluções como essas que fazem possível a construção de um caminho mais eficiente e sustentável rumo ao futuro. Conciliar lógicas de produção responsáveis com hábitos de consumo conscientes é a chave para o desenvolvimento virtuoso que o nosso planeta não só precisa, mas demanda.
Quer saber mais sobre esse assunto, no contexto brasileiro? Leia nosso artigo sobre o panorama do consumo consciente no país, criado pelo Instituto Akatu a partir de uma pesquisa realizada neste ano!