Afinal, as embalagens podem ajudar o meio ambiente?


29 de julho talvez seja o dia mais importante de 2019 até agora. Sabe por quê? Anualmente, desde 1986, a organização norte-americana Global Footprint Network (GPN) calcula o Earth Overshoot Day (ou “Dia da Sobrecarga da Terra”, em português), uma data em que a humanidade oficialmente esgota todos os recursos ambientais que o planeta seria capaz de regenerar até o fim do ano. Em 2019, algo diferente aconteceu: esse dia chegou mais cedo que nunca, faltando 155 dias para o início de 2020 – um péssimo recorde para o meio ambiente.

Explicando em termos práticos, esse fato indicou que, a partir do dia 30 de julho, passamos a utilizar recursos importantes que deveriam permanecer intactos até o fim de 2019 – e, como já era esperado, a alta emissão de carbono é apontada como o principal motivo para esse triste marco. 

Se existe um lado bom nessa história é que nós ainda podemos fazer alguma coisa para mudar essa situação. Afinal, a emissão de CO2 também está relacionada aos nossos hábitos. E, ao contrário do que muita gente pensa, as embalagens podem ter um papel bastante positivo nesse caminho. 

O meio ambiente e as embalagens

Quando as embalagens são abordadas no debate ambiental, é comum que a discussão sobre sua composição apareça com mais frequência. Porém, não é somente isso que importa quando falamos em sustentabilidade. As embalagens possuem inúmeras contribuições para o meio ambiente – e muitas delas acabam ficando em segundo plano.

Se pensarmos na emissão de CO2, por exemplo, vemos que um dos caminhos para mudar essa situação passa pela redução do desperdício. Não só pelo problema que é a perda dos produtos em si, mas em função da chamada “pegada de carbono” que as cadeias produtivas deixam para trás – e as embalagens são essenciais para diminuí-la.

Estima-se que, mundialmente, um terço da comida produzida para consumo humano acaba nos lixos, o que significa que um terço da água, da energia e dos recursos financeiros utilizados também foram desperdiçados. Se focarmos apenas na proteção dos alimentos, vemos que as embalagens possuem o potencial de reduzir dramaticamente a quantidade jogada fora, mas a discussão vai muito além disso. 

As embalagens e a “pegada de carbono”

Para se ter uma ideia, entre os alimentos mais consumidos no mundo, a carne de boi é a responsável pelo maior impacto ambiental. Um estudo publicado na revista New Scientist mostra que, para produzir 1 kg da carne, são emitidos o equivalente a 36 kg de CO2. Ainda assim, joga-se fora um quinto das carnes adquiridas no mundo (o equivalente a 8 milhões de vacas por ano), na maioria das vezes, antes mesmo de serem preparadas para comer.

Entre as diversas funções das embalagens, aumentar o tempo de prateleira dos produtos (shelf life) e facilitar as etapas de armazenamento e transporte são algumas das mais importantes, além de estarem diretamente ligadas à redução das emissões de gases de efeito estufa. 

Nunca é demais lembrar que a produção de comida envolve inúmeros processos (desde a criação ou cultivo de um alimento até o seu transporte final), e cada um deles possui um papel no consumo de recursos naturais – gastando água e energia, por exemplo. Por isso, quando uma embalagem previne o desperdício de comida ou permite que mais produtos sejam transportados em um mesmo veículo, o impacto positivo no meio ambiente é enorme.

Embalagens que evitam o desperdício

Aqui no Brasil, existem vários cases de embalagens que conseguiram ótimos resultados para o meio ambiente. A Darfresh, por exemplo, lançou uma bandeja de pescados que possui uma barreira mais eficiente contra o oxigênio, aumentando a vida útil dos alimentos até três vezes mais do que as convencionais. Além disso, a embalagem possui altura reduzida, o que permite a otimização do espaço durante o armazenamento e transporte. 

Outro exemplo interessante vem da Termotécnica, com uma embalagem totalmente reciclável e produzida com um material que proporciona alto grau de isolamento térmico e absorção de impacto, contribuindo significativamente para a redução do desperdício de alimentos. 

A discussão sobre os impactos no meio ambiente é complexa e envolve detalhes que, muitas vezes, não são considerados nas discussões. Mas é só olhar para o que a indústria está criando e perceber os vários exemplos de embalagens valiosas para a redução do desperdício ao longo das cadeias produtivas.