Activas é a primeira distribuidora de plásticos do mundo a receber a certificação do Sistema B.


A Activas é a primeira empresa de distribuição de plásticos em todo o mundo a ser certificada como Empresa B. O Sistema B, ou B Corp, avalia e qualifica, segundo critérios rígidos de avaliação sustentável, as empresas que equilibram lucro nos negócios e impactos positivos nos campos social e ambiental, promovendo um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo.  É um dos certificados mundiais de ESG mais importantes e atualmente contempla, no Brasil, 275 empresas de vários setores.

Sendo a única de seu segmento a receber a certificação, após um longo processo de avaliação e cumprimento de inúmeras regras. Das mais de 275 empresas brasileiras que são Certificadas pelo Sistema B, 23% delas marcam presença no Best For The World 2022. Esta lista global reconhece as melhores práticas nas cinco dimensões de impacto: comunidade, clientes, meio ambiente, governança e trabalhadores. Até hoje, o sistema já certificou 6.291 empresas de 89 países em todo o mundo.

“O processo de certificação foi iniciado há dois anos e envolveu todos os nossos colaboradores. Sermos uma empresa atende ao nosso objetivo estratégico que é, estabelecermos, na prática, uma visão de negócios com foco no desenvolvimento socioambiental em paralelo com o lucro gerado pelas vendas. Ou seja, buscamos contribuir com a evolução da sociedade como um todo, e não apenas lucrarmos nos negócios”, afirma Laércio Gonçalves, fundador e CEO da Activas.

A certificação é conduzida pelo B Lab, uma rede sem fins lucrativos que transforma a economia global para beneficiar todas as pessoas, comunidades e o planeta. A Activas foi submetida a uma série de questionários, avalições e entrevistas em todas as áreas da empresa. Nesta etapa, a empresa demonstrou as evoluções conquistadas nos últimos anos com a implantação de uma modelo de gestão ESG, resultando, entre outras frentes, na implantação processos e rituais fundamentais na avaliação do B Lab. Exemplos disso são as iniciativas de compensação de emissões de carbono, Governança, ajustes e criação de Políticas e Comitês para apoio à estratégia ESG, entre outras frentes.

Os resultados deste trabalho detalhado e aprofundado resultou em uma notificação que qualificou a empresa dentro dos parâmetros globais de excelência determinados pela rede.

“Esta certificação reflete dois aspectos do DNA da Activas. Um deles é bastante prático e efetivo: ao seguirmos o modelo de gestão ESG, temos aperfeiçoado sistematicamente os trabalhos de todas as áreas da empresa, incluindo a forma como nos comunicamos e estabelecemos as relações com o mercado. O outro ponto tem a ver com a essência da empresa. Em seus mais de 30 anos de vida, a Activas sempre teve um olhar afinado para o Zeitgeist, ou “espírito do tempo”, palavra alemã que sintetiza a capacidade de estar conectado com as principais tendências e demandas, em diversos aspectos. Isso, sem dúvida, traz resultados e nos qualifica como empresa antenada e inovadora”, finaliza Fernanda Boldo, Head Comercial, Marketing e ESG da Activas.

Fernanda destaca que “a certificação B Lab tem vários reflexos positivos para uma empresa de distribuição, que faz parte de um mercado conservador e que, muitas vezes, a inovação e a adoção de uma estratégia ESG como modelos de gestão ficam em segundo plano”.  Para ela, são vários os benefícios trazidos para uma empresa B: melhoria da imagem e reputação da empresa, diferenciação competitiva, melhoria dos processos internos, em especial naqueles relacionados às boas práticas de gestão dos impactos sociais e ambientais, e a ampliação das conexões com outras empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, abrindo também novos possibilidades de parceiras e negócios.

(Fonte: Letras&Fatos, 06 de fevereiro, de 2023)