A sustentabilidade de uma marca vai além do material utilizado em sua embalagem


Antes de entrarmos a fundo no conteúdo principal deste artigo, vamos fazer um breve exercício. Pare por alguns segundos e pense em como você definiria “sustentabilidade”. Pense mesmo, ok?

Agora vamos lá: não é improvável que tenha vindo à sua cabeça assuntos relacionados à “meio ambiente”, “ecologia”, “reciclagem”, “verde”… Mas será que você se lembrou dos pilares sociais e econômicos que também fazem parte do tripé da sustentabilidade?

Pois então, isso é comum de acontecer. Muitas marcas se consideram sustentáveis por darem atenção apenas à dimensão ecológica dos materiais usados em suas embalagens. Não está errado! Isso já é um excelente passo. No entanto, é fundamental ter o objetivo de integrar esses três pilares com sucesso, principalmente em uma época em que cuidar do meio ambiente já é quase uma obrigação para as marcas.

Colocando isso em prática

Pensar a sustentabilidade para além do material das embalagens é um movimento que ocorre aos poucos. Mas, como dissemos, o importante é ter isso no horizonte e tentar sempre dar um passo a mais nessa direção.

Sua marca pode começar, por exemplo, pensando na eficiência energética envolvida no processo de produção. É possível trocar as lâmpadas por LED ou por outras que gastem menos energia? Ou, ainda melhor, é possível optar por fontes de energia renováveis e mais limpas, como as energias solar e eólica? Se der, invista nisso! Reduzir ou tornar mais eficiente o consumo de energia é um excelente caminho.

Outra opção é observar a operação logística que o seu negócio demanda. Como seu produto é transportado até os pontos de venda? Dá para tornar isso mais eficaz modificando a forma de acondicionamento das suas embalagens, por exemplo? Lembre-se: facilitar e reduzir o número de deslocamentos nos processos de movimentação, armazenamento e entrega dos seus produtos também significa diminuir as despesas e os impactos ambientais.

Pensando além do verde

Esta é a grande questão. Não faz sentido pensar em preservação sem pensar em desenvolvimento. E quando falamos em desenvolvimento, estamos falando de um desenvolvimento justo, em que a defesa da igualdade, do respeito e da ética são fundamentais. Se a sua marca se mobiliza em prol dessas pautas, fique sabendo: ela pensa em sustentabilidade social!

Aqui neste blog, já falamos sobre como suas embalagens podem defender causas e ser engajadas em questões relevantes. E o ponto é que, ao fazer isso, as marcas se posicionam em apoio a uma evolução mais equilibrada e virtuosa da sociedade, firmando um compromisso com um futuro justo nos aspectos sociais e econômicos, que também é um compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Mas, além de levantar bandeiras, também é importante colocá-las em prática, para que fique claro que a sua marca realmente está preocupada com essas questões. Comprar matéria-prima de origem certificada, estimular o consumo consciente e apoiar instituições engajadas socialmente são excelentes exemplos de iniciativas.

Sustentabilidade é lutar por eficiência

Já é unanimidade nos mais diversos setores do mercado que os novos consumidores preferem comprar de marcas sustentáveis e socialmente engajadas. No entanto, se a sua marca não expressa claramente as ações que toma em prol de um desenvolvimento sustentável, é bastante provável que as pessoas comprem dos seus concorrentes.

Por isso, é fundamental investir em comunicação. Seja claro com seus clientes (e futuros clientes) sobre quais são as práticas da sua marca em relação ao meio ambiente, às questões sociais e à economia sustentável.

E o mais importante: tente sempre dar mais um passo rumo à sustentabilidade. Tornar suas embalagens e seu negócio mais sustentável é dar mais eficiência e mais equilíbrio para cada etapa da cadeia de produção. É pensar em como sua marca pode ajudar no aprimoramento e sucesso dos fornecedores, dos funcionários, dos consumidores e da sociedade como um todo.

Uma boa forma de estar sempre avançando nesse caminho é avaliar regularmente como está o desempenho de sua empresa em quesitos-chave de sustentabilidade. O Jogo do Infinito, criado pela ABRE, é uma excelente ferramenta que ajuda as marcas a fazerem uma avaliação de como seus produtos e embalagens atendem a diferentes fatores sustentáveis. Além de indicar os resultados, a plataforma mostra direções a serem seguidas e permite que cases e boas práticas sejam compartilhados.

E o assunto não acaba aqui! Durante as próximas semanas, nós vamos abordar esse tema que continua sendo essencial para o setor de embalagens. Portanto, acompanhe o blog e nossas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) para receber mais conteúdos sobre sustentabilidade e embalagens!