Raia e Drogasil reduzem prazo de entrega de campanhas para 5 minutos com IA generativa
03/11/2025
Implementação da tecnologia é conduzida pela Impulso, braço de retail media do Grupo RD Saúde

A Impulso, empresa de retail media do Grupo RD Saúde, passou a utilizar Inteligência Artificial (IA) generativa para o desenvolvimento de conteúdos publicitários de mídia de varejo farmacêutico em larga escala. Com a aplicação da tecnologia, as marcas Raia e Drogasil reduziu o prazo de entrega das campanhas de três dias para cinco minutos.
Entre os benefícios percebidos pela Impulso, a economia de tempo permitiu expandir a capacidade de realização de testes A/B, maximizando o retorno e a performance das campanhas. Além disso, a IA mantém calibrado o tom de voz das marcas Raia e Drogasil, garantindo que as ações dos anunciantes preservem o padrão e a identidade de comunicação da companhia.
“Escala e velocidade são fatores decisivos no varejo. Com a IA generativa, conseguimos reduzir de maneira significativa o tempo de criação, sem comprometer a consistência da marca. Isso permite atender a uma demanda crescente da indústria de forma ainda mais eficiente,” afirma Fabiana Manfredi, CEO da Impulso.
O aspecto humano, no entanto, continua essencial no processo. Todas as peças desenvolvidas pela solução passam por uma revisão, que inclui a verificação de consistência visual e de tom de voz. Eventuais ajustes feitos ao final do processo servem para retroalimentar a ferramenta, aprimorando continuamente sua capacidade de produção criativa.
Adoção da GenAI
A adoção da IA generativa vem ocorrendo de forma escalonada na Impulso. Na primeira fase do projeto, a empresa priorizou o uso da tecnologia nos criativos de e-commerce — ou seja, nas comunicações geradas nos sites e aplicativos Raia e Drogasil.
Na segunda etapa, a solução foi ampliada para o desenvolvimento de peças e conteúdo textual, abrangendo comunicações em e-mail marketing, notificações de aplicativo (push) e SMS.
“Esses são os primeiros passos de uso da IA generativa para escalar nossas campanhas. Queremos, aos poucos, desenvolver e calibrar a plataforma para termos anúncios gerados com base na performance de campanhas anteriores, garantindo resultados cada vez mais relevantes para os nossos anunciantes”, afirma Lilian Gonçalves, head de Operações da Impulso.
Já na terceira fase, prevista para começar ainda no fim de 2025, a Impulso passará a adotar a IA generativa na criação de comunicações em vídeo, como as campanhas exibidas em telas digitais.
(Fonte: Mercado & Consumo, 30 de outubro de 2025)