Pesquisa da Visa aponta alta no e-commerce na América Latina


Os impactos da pandemia sobre o comércio eletrônico são cada vez mais visíveis, principalmente na América Latina e Caribe. No primeiro trimestre deste ano, mais de 13 milhões de portadores do cartão Visa nesses dois mercados realizaram sua primeira compra online ou fizeram esse tipo de transação após uma pausa de 15 meses, aponta um estudo da Consulting & Analytics.

Esse número mostra que dois em cada dez clientes Visa ativos no e-commerce, entre janeiro e março, são novos neste formato de compras, o que representa 14% do total de contas Visa ativas em mercados importantes no período. O estudo foi feito em sete mercados da América Latina e Caribe em abril.

Em compras nas lojas físicas, o pagamento por aproximação tem se tornado o preferido dos consumidores. No primeiro trimestre deste ano, o pagamento por aproximação da Visa triplicou em relação ao mesmo período de 2019 na região. No Brasil, o uso de pagamento por aproximação em março foi cinco vezes maior na comparação anual.

Segundo a pesquisa, 39% dos entrevistados disseram que ‘evitar contato’ foi o critério para comprar online e 26% dos pesquisados consideram essa a forma mais prática de adquirir produtos e serviços. Além disso, os consumidores dessa região mudaram seus gastos: 59% estão comprando mais produtos de limpeza para a casa e 47% mais serviços de streaming, comparando com o período anterior à pandemia.

Os pagamentos digitais se tornaram mais comuns na região. No primeiro semestre deste ano, os cartões de débito foram o método de pagamento preferido 72% das vezes, seguido do cartão de crédito (63%) e dinheiro (44%). Desde o início da pandemia, o uso de pagamentos com carteiras digitais e P2P (pessoa a pessoa) se tornaram os métodos preferenciais de 12% e 30% dos consumidores, respectivamente.

(Fonte: Cosmetics Online, 27 de maio de 2020)