Klabin prevê crescimento do mercado de papelão ondulado em 2024


A Klabin prevê que seu negócio de papelão ondulado deve acompanhar o crescimento do mercado em 2024, com estimativa entre 3% e 4%. O diretor de embalagens da empresa, Douglas Dalmasi, observou que o aquecimento da demanda, que se iniciou no final do ano passado, permaneceu constante até o momento.

“Vimos uma aceleração significativa no mercado de embalagens desde o final do ano passado, e isso se manteve no primeiro trimestre. Mercados sazonais, como o de exportação de frutas, também estão indo bem, assim como o de proteínas”, declarou Dalmasi.

Na segunda-feira, 22, a Klabin inaugurou sua nova unidade de papelão ondulado, localizada em Piracicaba, em um momento propício de alta demanda. Com capacidade de produção de 240 mil toneladas, a fábrica está projetada para produzir 70 mil toneladas neste ano. O investimento total é de R$ 1,5 bilhão em valores atuais, e o projeto foi concluído com um custo 4% abaixo do orçamento inicialmente previsto.

Já em relação ao mercado de kraftliner, José Soares, diretor comercial de papéis da Klabin, mencionou que a empresa está finalizando a aplicação dos aumentos anunciados para abril. Em outras regiões, produtores já estão considerando uma nova rodada de reajustes de preços. “A demanda está melhor e há condições para começar a pensar em uma segunda rodada de aumentos de preço”, afirmou Soares.

O executivo também destacou que a carteira de pedidos da Klabin, que costumava ter uma rotação entre três e quatro semanas, agora está em oito semanas.

(Fonte: Portal Packaging, 30 de abril de 2024)