Mercado de latas de alumínio para aerossol cresceu 3,5% em dez anos


A indústria global de latas de alumínio para aerossol apresentou crescimento médio de 3,5% na última década, devido a uma série de benefícios que proporciona para os mercados consumidores mais exigentes. A informação é da Aerobal, organização que representa os fabricantes dessa embalagem na Alemanha.

As latas oferecem alto padrão de segurança e higiene, possuem design moderno e agregam as excelentes propriedades do alumínio. Atualmente, as ligas permitem obter latinhas mais leves e podem conter uma quantidade definida de alumínio reciclado, o que melhora o desempenho ambiental, sem prejudicar a funcionalidade.

“Neste contexto, é importante a documentação transparente dos fluxos de material reciclado na cadeia de valor, que demonstre claramente que tipo de material foi parar na lata. Qualquer ‘greenwashing’ prejudica a indústria de latas de alumínio para aerossol e seus clientes, e coloca em risco a reputação do alumínio”, acrescenta Gregor Spengler, Secretário-Geral da Aerobal.

Para a entidade, independentemente do tipo de alumínio utilizado na produção, seja primário ou reciclado, trata-se de um material que pode ser reciclado infinitamente – e sem perder a qualidade.

Na visão da Aerobal, o material de embalagem com maior valor de sucata oferece um incentivo para coleta e reciclagem. Além disso, tecnologias cada vez mais sofisticadas de coleta e triagem nos sistemas de gerenciamento de resíduos de embalagens também contribuem para aumentar a quantidade e a qualidade dos materiais reciclados.

(Fonte: Revista Alumínio, 26 de maio de 2021)