Gift card se torna opção de presente e amplia presença em redes de varejo
01/12/2025

Com a mudança de comportamento do consumidor durante a pandemia, o mercado de gift card se transformou no Brasil. Antes visto como solução para quem não tinha cartão de crédito e não possuía conta bancária, o cartão pré-pago passou a ser percebido também como presente.
Hoje, o público principal é jovem, majoritariamente homens de 20 a 35 anos, que buscam o gift card para presentear ou controlar gastos dos filhos em plataformas de jogos. Roblox, Nintendo, Microsoft e Razer são as marcas com maior volume de resgates.
“O consumidor começa a enxergar o gift card com outra finalidade, inclusive, a de presentear, como o próprio nome sugere. Por isso, lançamos o cartão multimarcas”, afirma Natália Garrido, diretora de Produtos e Operações da BHN Brasil.
Organizados por categorias temáticas, o cartão multimarcas reúne uma seleção de marcas e serviços diferentes, permitindo que o beneficiado decida onde utilizar o crédito. O segmento de jogos é o carro-chefe, com cerca de 60% dos resgates dos cartões multimarcas. Outros 20% a 22% ficam com o setor esportivo, puxados por Centauro, Netshoes e Zatine. A lista de parceiros inclui ainda Shopee, Evino, Outback e Cacau Show.
De volta às lojas físicas
Natália destaca que, após migrar quase totalmente para o digital durante a pandemia, o tráfego tem voltado para o varejo físico. Recentemente, a rede passou a vender em cerca de 400 lojas do Atacadão.
Já são 4 mil pontos de vendas no País, incluindo parcerias com o Carrefour, Lojas Americanas, Casas Bahia, Calunga, Angeloni, COOP e C&A, entre outros varejistas regionais.
IA entra no radar
Uma pesquisa recente feita pela empresa indica que consumidores já usam Inteligência Artificial para pedir recomendações de presentes, embora ainda não comprem diretamente pela IA. Termos como “o que é gift card”, “onde comprar” e “o que dar de presente” são os mais buscados nessas ferramentas.
“A gente ainda não está dentro da IA com forma de pagamento, mas é uma ideia como próximos passos, inclusive em parceria com os nossos varejos, para colocar compra por meio da IA”, diz.
Natália cita como exemplo o Walmart, que fez um acordo com a OpenAI para permitir que consumidores façam compras diretamente pelo ChatGPT “A ideia de a gente conseguir fazer alguma parceria assim também, de repente para o ano que vem”, conta.
(Fonte: Mercado & Consumo, 25 de novembro de 2025)