Vinícola francesa implanta etiquetas de RFID em garrafas
12/05/2025

A rastreabilidade continua sendo um grande desafio para marcas de vinho, champanhe e destilados. Para garantir a visibilidade de seus produtos, da fabricação à distribuição, a Charles Heidsieck decidiu utilizar uma solução completa de rastreabilidade RFID: leitores de túnel RFID, etiquetas de RFID e software para controlar e integrar dados de produtos. A implantação ficou a cargo da Checkpoint Systems.
A nova solução, chamada BottleID, é adequada para os setores de bebidas e de perfumaria. A Checkpoint Systems desenvolveu uma etiqueta RFID especialmente projetada para fornecer desempenho ideal na presença de líquidos.
Graças a essa inovação, é possível que os participantes do setor de bebidas se beneficiem das muitas vantagens da tecnologia RFID, a saber: identificação confiável da unidade de cada garrafa, relatórios precisos sobre as quantidades de produtos por destino e em cada etapa da cadeia de suprimentos, verificação mais fácil dos produtos nos vários canais de distribuição e inventário confiável em tempo real.
Um rótulo, fornecido pela Imprimerie Billet e contendo uma antena de RFID, é colocado em cada garrafa durante o processo de envase. As embalagens então passam pelo leitor de túnel RFID, que garante uma taxa de associação garrafa/caixa ultrarrápida, sem diminuir a velocidade de produção. O envio dos produtos é rastreado com precisão, para que a origem e o destino das garrafas possam ser verificados no recebimento nos vários pontos de entrega. Todos os dados de rastreabilidade são compilados, protegidos e retornados na forma de painéis pela empresa Wine in Block, especialista em Blockchain para vinhos, champanhes e destilados (veja no vídeo abaixo).
Veja também: Como o RFID pode transformar o mercado brasileiro
Damien Riegel, gerente de produção de champanhe da Charles Heidsieck, explica qual é o objetivo do projeto. “A decisão de implementar RFID veio em resposta a um desafio duplo: primeiro, tornar as informações que compartilhamos sobre nossos produtos mais precisas; e, segundo, permitir um monitoramento mais preciso da circulação de nossas garrafas. A tecnologia RFID se estabeleceu rapidamente como a melhor solução, em particular devido à facilidade e confiabilidade da aquisição de dados que ela permite na linha de produção, sem afetar negativamente as velocidades. Além dos benefícios percebidos em termos de monitoramento de nossos mercados, a implementação de RFID fortalece nossa comunicação com os consumidores, fornecendo a eles dados mais precisos e maior transparência em relação às nossas práticas. Agora, lançamos as bases para explorar ainda mais o potencial dessa tecnologia no futuro”.
A marca agora tem a capacidade de rastrear todas as suas garrafas em suas redes de distribuição e otimizou consideravelmente o controle de seus fluxos e sua imagem de marca.
(Fonte: EmbalagemMarca, 24 de abril de 2025)